Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


250 MIL FOLIÕES EM GURIRI CARNAVAL MOVIMENTOU MAIS DE 200 MILHÕES DE REAIS EM SÃO MATEUS

28/02/2020

Com público estimado em 250 mil foliões, o Carnaval de Guriri foi sucesso absoluto tanto nos quesitos organização, segurança e alegria, quanto no impulsionamento da economia local. E desde aquela água, cerveja e o táxi ou ônibus que você paga para te levar à folia, o comércio se movimenta. Junte isso a restaurantes, moda praia, estadias em hotéis e pousadas, os ambulantes que vendem de tudo, o consumo na praia: a economia bomba. De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o gasto médio por pessoa no período de Carnaval ultrapassa 800 reais – o que dá mais de 200 milhões de reais gerados no Município durante a folia. 


CARNAVAL MOVIMENTA 8 BILHÕES DE REAIS

A estimativa, segundo a Confederação Nacional do Turismo (CNC), que é as atividades turísticas relacionadas ao Carnaval este ano movimentaram cerca de 8 bilhões de reais.


De acordo com o estudo, os segmentos especializados em alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes (4,8 bilhões de reais), as empresas de transporte de passageiros rodoviário, aéreo e de locação de veículos rodoviários (1,3 bilhão de reais) e os serviços de hospedagem em hotéis e pousadas (861,3 milhões de reais) correspondem por mais de 88% de toda a receita gerada devido ao Carnaval.


VENDENDO DE TUDO

O comerciante Jorge Morate Alves, que atua há 20 anos em Guriri, destacou que a programação ajudou a impulsionar as vendas. "Vendo de tudo em minha barraca: biquíni, prancha, tudo de praia e agora de Carnaval também. A programação nos ajuda no comércio, atrai mais clientes. O prefeito animou a praia de Guriri.".


PROGRAMAÇÃO CAPRICHADA

O proprietário de lojas de adereços e moda praia, Fernando, não pensa diferente: "As vendas foram muito boas. Todo ano eu estou aqui com a minha loja de adereços.  Vendo tudo focado no público praia e Carnaval. Com a programação caprichada atrai muitos foliões e assim as vendas aumentam”.


NOVOS VENDEDORES

Também há espaço para novos ambulantes, como a Geovana, que veio de outra cidade e se encantou por Guriri, onde resolveu morar e investir na venda de bebidas. "Graças a Deus as vendas foram boas. A Ilha de Guriri ficou cheia de turistas, gente de vários cantos. Foi um sucesso”.


AJUDANDO QUEM MAIS PRECISA

Dagoberto, que trabalha no ramo da alimentação, diz que a programação ajuda “e muito” no sucesso das vendas. “A Prefeitura vem trazendo melhorias aqui para Guriri, com uma nova infraestrutura, e isso é bom para todos nós.”


ORLA LINDA

Antônio Jacomin, comerciante e vice-presidente da Associação dos Bartenders, Artesãos e Vendedores Ambulantes de São Mateus (Abavam), elogiou a iniciativa da Prefeitura em fazer o Carnaval de Guriri, a estrutura e as melhorias que estão sendo realizadas na Ilha. "O Prefeito melhorou muito o turismo em Guriri. A orla está linda, a programação atendeu às expectativas. O Carnaval de Guriri foi nota mil."


Lista de Fotos