Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTÁ NORMALIZADO SÃO MATEUS, MAS SAAE CONTINUA O MONITORAMENTO DA SALINIDADE NO CRICARÉ

ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTÁ NORMALIZADO SÃO MATEUS, MAS SAAE CONTINUA O MONITORAMENTO DA SALINIDADE NO CRICARÉ

27/10/2021
  • As chuvas que têm caído nos últimos dias no Norte Capixaba e nas cabeceiras do Rio Cricaré, em Minas Gerais, aumentaram substancialmente a vazão do Rio, permitindo ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que retomasse em cem por cento o bombeamento na Estação de Captação. O abastecimento já foi normalizado em todo o Município e todos os poços artesianos foram desligados, permanecendo de prontidão para utilização em caso de alguma urgência. Também já foi retomado o cronograma normal de abastecimento às comunidades que dependem de carro-pipa.

  • Na terça-feira, 26, uma equipe da autarquia fez nova coleta de água, na região da Pedra D’água, para análise da salinidade. A ação é rotineira e tem por objetivo monitorar o movimento – recuo ou avanço – da cunha salina. Segundo o SAAE, quanto menor a salinidade naquele ponto, melhores as perspectivas para a continuidade do abastecimento a curto e médio prazos.

  • ESTUDOS PARA AS SOLUÇÕES DEFINITIVAS CONTINUAM AVANÇANDO
  • O prefeito Caffeu continua as articulações, junto ao governador Renato Casagrande, para a continuidade e conclusão dos estudos de realização dos dois projetos que deverão afastar em definitivo o risco de novos desabastecimentos. O primeiro diz respeito à construção do ressalto hidráulico no Rio Cricaré. 

  • O segundo projeto é a construção da barragem no Bamburral, e os estudos para isso também estão avançando, sob acompanhamento da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), e das Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente.

Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo