Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • AGRICULTURA DIVERSIFICADA E FORTALECIMENTO DA FRUTICULTURA: DANIEL SANTANA PROMOVE EXPANSÃO DO SETOR AGRÍCOLA EM SÃO MATEUS

AGRICULTURA DIVERSIFICADA E FORTALECIMENTO DA FRUTICULTURA: DANIEL SANTANA PROMOVE EXPANSÃO DO SETOR AGRÍCOLA EM SÃO MATEUS

18/08/2021
  • “O agricultor precisa de água e estradas para escoar sua produção, pois produzir, trabalhar, ele sabe” – sempre lembra o prefeito de São Mateus, Daniel Santana. Ele determinou a manutenção periódica das estradas rurais de todo o Município, e a Prefeitura tem construído barragens para garantir a irrigação das plantações. Agora, o prefeito quer a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura voltada para diversificação agrícola e intensificação da fruticultura. Para isso conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), através do Secretário Paulo Foletto.

  • Daniel está criando, via Projeto de Lei, o Programa de Distribuição de Mudas, Sementes e Insumos em São Mateus. A iniciativa tem por objetivo o estímulo à diversificação agrícola no Município, que encontra campo fértil com a tendência, já consolidada e com o respaldo de diversas instituições, de expansão e intensificação da fruticultura no Norte do Espírito santo.

  • ATENDIMENTO
  • A distribuição ficará a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura, e para serem atendidos os produtores rurais devem estar inseridos no cadastro da Pasta, tenham preenchido e assinado o formulário de solicitação específico do Programa e apresentem os documentos exigidos.

  • Não terão custos produtores que comprovarem participação em programas de incentivo federais, estaduais ou municipais, tais como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, Programa de Desenvolvimento Sustentável de Projetos de Assentamentos, entre outros.

  • FORTALECIMENTO DA FRUTICULTURA
  • São Mateus é membro do Consórcio Prodnorte e mantém sólidas parcerias com o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES/UFES) e com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Por sua vez, essas instituições estão empenhadas no fomento da fruticultura, objetivo do projeto “Implantação e Desenvolvimento da Fruticultura na Região Norte do Espírito Santo”, que tem cinco metas definidas: fazer, ainda em 2021, o diagnóstico da região; promover, em 2022, a melhoria das instituições parceiras para melhor atender as demandas dos envolvidos no projeto e promover capacitações, como minicursos e dias de campo; em 2023, fazer a instalação de Unidades de Referência Tecnológica nos municípios envolvidos.

  • Para fins de desenvolvimento do Projeto, os municípios que integram o Prodnorte serão organizados em dois núcleos, sendo um deles, São Mateus e o outro, Montanha.

  • APTIDÃO PARA A DIVERSIFICAÇÃO
  • Embora seja conhecido como Capital Nacional da Pimenta do Reino, São Mateus já vem, ao longo dos últimos anos, diversificando sua produção agrícola, com excelentes resultados na fruticultura. É o maior produtor capixaba de limão Tahiti, apresenta excelentes resultados com cítricos diversos e produz uma grande variedade de frutas, com destaque para goiaba, coco, uva, acerola, banana prata, banana da terra, mamão, maracujá, pitaya e abacaxi, entre outras.

Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo