Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


PREFEITURA ANUNCIA NORMALIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SÃO MATEUS

15/10/2021
  • A Prefeitura de São Mateus anunciou a tão esperada suspensão da operação de emergência, que vinha sendo realizada desde 28 de setembro, para abastecer a Cidade com água potável devido a crise hídrica. As últimas análises da água, realizadas nesta sexta feira, 15, confirmaram a redução dos níveis de salinidade para níveis seguros, resultado das chuvas que caíram ao longo dos últimos dias.

  • Segundo o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Antonio Carlos Luiz de Souza, o Toniko, as medições, efetuadas na maré alta e na maré baixa, apresentaram, respectivamente, 52 e 45 PPM (partes por milhão), bem abaixo do nível crítico de 250 PPM, definido pela Organização Mundial de Saúde, garantindo a continuidade da captação de água do Cricaré e permitindo o descanso de seis poços artesianos.

  • PRÓXIMOS PASSOS
  • Com a normalização, os caminhões-pipa, que estavam em prontidão desde as 19h de quinta-feira, retomarão suas atividades originais e voltarão a atender as comunidades da zona rural que já dependiam desse serviço. 

  • Enquanto isso, o prefeito Caffeu já está tomando as providências necessárias para encomendar o estudo técnico que trata da construção do ressalto hidráulico no Rio Cricaré, que deverá resolver em definitivo o problema do abastecimento de água em São Mateus. 

  • Em outra frente, Caffeu já tem a garantia do governador Renato Casagrande da elaboração de um projeto para construção de barragem, e também já acionou as equipes de Engenharia para viabilizarem o projeto de um dique. “Estamos buscando a união de todos, lideranças políticas e empresariais, igrejas, população em geral, para resolver de vez o problema de abastecimento de água. O nosso adversário é a água salinizada” – enfatizou Caffeu.

Lista de Fotos