DANIEL SANTANA ARTICULA PONTE DEFINITIVA SOBRE O RIO BARRA SECA: SOLUÇÃO CONCRETA QUE BENEFICIA DOIS MUNICÍPIOS

Agora será definitivo: o prefeito de São Mateus, Daniel Santana está articulando, junto ao Governo do Estado, uma ponte de concreto ligando São Mateus a Vila Valério, na comunidade de São Jorge de Barra Seca. O recurso, de cerca de R$ 100 mil, já está liberado pela Secretaria Estadual de Agricultura, e a obra está em processo de licitação, com realização prevista ainda para esse ano.

Serão aproveitadas as fundações e pilares de concreto já existentes, e instaladas vigas e piso de rolamento pré-moldados, também em concreto, substituindo os atuais, de madeira. Representantes da comunidade local, da Prefeitura de São Mateus e da Câmara de Vereadores de Vila Valério estiveram no local conferindo a manutenção que está sendo executada na estrutura atual, necessária para manter o funcionamento da via até sua substituição.

Segundo a coordenadora de Engenharia Agronômica da Prefeitura de São Mateus, Paloma Pancieri, “a manutenção nessa estrutura está sendo realizada em conjunto, pelos dois municípios. É prioridade para o prefeito Daniel Santana, para garantir a segurança dos usuários e manter o tráfego da produção e de pessoas através da divisa. Estamos entrando com o material e a mão de obra, e contando com a logística do município vizinho”.

ENCURTANDO DISTÂNCIAS

O Rio Barra Seca faz divisa entre os dois municípios e há muitos anos os próprios moradores construíram uma ponte, com pilares de concreto e estrutura de madeira. A obra passou a encurtar as distâncias em cerca de 12 quilômetros. “É de extrema utilidade e importância, beneficiando toda a comunidade que vive aqui na região. Ela é a principal via de escoamento da produção agropecuária, além do transporte escolar e tráfego de pessoas” – destacou o produtor rural Elder Bettim.

Entretanto, por ser de madeira, o uso intenso causa deterioração, o que implica custos de manutenção além do alcance da comunidade, tornando o tráfego perigoso e prejudicando a economia da região. A manutenção substituiu pranchões e vigas, recuperando provisoriamente a capacidade de trânsito até o início das obras de construção, quando a implantação da estrutura pré-moldada em concreto resolverá o problema em definitivo.