Estudantes da Rede Municipal são aprovados no IFES

Não deu para segurar a emoção! A chegada, na tarde desta sexta-feira (01), dos 27 aprovados e aprovadas no processo seletivo do IFES 2019, pertencentes a Rede Municipal Ensino, acompanhados de seus pais e responsáveis, traziam histórias e lutas particulares e um único sabor: ter sido aprovado para estudar no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) entre tantos concorrentes.

Os estudantes aprovados são das escolas EMEF Córrego Milanez, ECORM Maria Francisca, EMEF Dora Arnizaut Silvares, EMEF Herinéa Lima de Oliveira, EMEF João Pinto Bandeira, EMEF km 35, EMEF Guriri e EMEF Dr. Arnóbio Alves de Holanda e as aprovações aconteceram para os IFES Campi São Mateus, Nova Venécia e Santa Tereza.

Juliani Paveze, 15 anos, moradora na região dos Quilômetros, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Córrego do Milanez, foi aprovada em sua segunda tentativa no curso Técnico em Mecânica, em São Mateus. Acompanhada da mãe, Jucilene Paveze ela fez questão de destacar “foi uma emoção muito grande saber que vou dar esse orgulho aos meus pais”, declarou revelando que espera encontrar no IFES muitas oportunidades, conhecimento e poder futuramente ingressar numa faculdade que ela queira.

Já a mãe Jovania Soares dos Santos não conseguia esconder a emoção de ver o filho Carlos Eduardo dos Santos Silva, da EMEF Dora Arnizaut Silvares ser o 2º colocado no curso Técnico em Mecânica, também em São Mateus, “fiquei muito feliz com o lugar que o meu filho conquistou, ele vai se dedicar bastante e terá o meu apoio.” Revelou.

E juntar essas histórias foi possível porque a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, teve a inciativa de realizar, pelo segundo ano, de julho a dezembro de 2018 o Curso Pré-IFES, um intensivo preparatório oferecido aos concludentes do 9º ano, o curso acontece em escolas polos, no contraturno escolar e aos sábados.

Na recepção aos estudantes o Secretário Municipal de Educação, José Adilson Vieira transmitiu a alegria que o prefeito Daniel Santana teve ao saber desse resultado positivo “falo em meu nome, em nome do prefeito e de todos os envolvidos na realização do Pré-IFES, sabemos que foi a dedicação de vocês, o apoio das escolas em que vocês estavam estudando, a cobrança dos seus pais e responsáveis que resultou nessa aprovação. Parabéns a os envolvidos. Nossa Rede de Ensino tem muito orgulho do sucesso de vocês”, declarou.