EXPOSAMA comemora 474 anos de São Mateus

São Mateus comemorou seus 474 numa festa que entrou para a história. Realizada pela ABAVAM com o apoio da Prefeitura Municipal de São Mateus, aconteceu de 19 a 23 de setembro a Exposama, evento que reuniu exposição agropecuária, parque de diversões, atividades culturais, simpósio, gastronomia, além de shows com artistas locais e nacionais.

Considerada pelo grande público como a melhor festa já realizada, a Exposama teve atrações para todos os gostos, começando na noite de quarta-feira com apresentações  que contemplaram católicos e evangélicos, como a cantora gospel Cassiane e o Padre Alessandro Campos.

O segundo dia da festa começou com o I Simpósio Capixaba de Colheita Mecanizada do Café Conilon e a abertura da Exposição Agropecuária, que contou com uma mini-fazendinha, fazendo sucesso entre a criançada.

Na tenda Cultural aconteceram apresentações que foram de Banda de Congo à pianista de Jazz, passando pela capoeira e a homenagem ao compositor mateense Joel Guilherme.

Entre as manifestações folclóricas se apresentaram na Tenda Cultural o Jongo de São Cosme e São Damião, Reis de Boi Mestre Nilo, Reis de Boi Mestre Luiz Barros,  Banda de Congo Beatos de São Benedito, Jongo da Comunidade Quilombola de São Cristóvão e o Ticumbi de São Benedito, além dos grupos de Capoeira Dendê e Guerreiros da Força e ainda o Movimento Hip Hop. Outra grande atração ainda na Tenda Cultural foi o pianista Edu Martins e Trio, lançando o CD Bacutia, que trouxe como convidada especial a cantora Mary Amaral, um show à parte na Tenda que ainda teve Carreta e Banda, grupo de dança Oz Blindado´z, Marquinhos Magalhães, Alexandre di Almeida, Caio Reis e Forró Fogumano.

Também atraiu um grande público a Vaquejada, que há muito tempo não acontecia na Festa da Cidade, mais um dos momentos mais esperados da Exposama foi o grande Casamento Comunitário que uniu pelo sagrado laço do matrimônio 250 casais, numa cerimônia que levou noivos e familiares às lágrimas por sua beleza.

Também as crianças tiveram, além do Parque de Diversões, uma programação especial no domingo com o espetáculo musical Mundo Mágico Infantil.

O ponto alto da festa, no entanto  foram os shows nacionais que aconteceram no palco principal onde se apresentaram Flávio Ghomes, Silvano Salles, Billy Darc, Thiago Brava, Zé Felipe, Humberto & Ronaldo e a grande atração Amado Batista.

Apesar de todas essas personalidades brilharem nos palcos principais, foi o prefeito Daniel Santana a grande estrela da Exposama tendo sido delirantemente aplaudido todas as vezes em que subia ao palco. Aos gritos de Uh uh é Daniel a imensa plateia consagrou a administração do prefeito, confirmando sua grande popularidade.

Foi ou não foi uma festa para entrar para a história?

CONFIRA AS FOTOS:

[+] Primeiro Dia