PMSM entrega mais de 100 certificados de qualificação profissional

A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou na tarde desta quarta-feira, (19), mais de 100 certificados para participantes de oficinas do Programa Nacional de Promoção ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e de cursos de qualificação profissional do Espaço IdeAção.

A solenidade de entrega ocorreu na sede da Prefeitura de São Mateus e contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, representantes do Sistema S e do Poder Legislativo.

Clique aqui e confira a galeria de fotos

Acessuas Trabalho

O Programa Nacional de Promoção ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) é um projeto do Governo Federal realizado em parceria com a Prefeitura de São Mateus, no qual são ofertadas oficinas de qualificação ao mercado de trabalho para pessoas entre 16 e 59 anos.

Iosana Salustiana foi uma das 50 participantes das oficinas do Acessuas Trabalho a receber a certificação. Durante a cerimônia, ela compartilhou com os presentes a alegria por sua qualificação:

“A gente só tem a agradecer. Vocês devolveram a nossa dignidade. A oportunidade de estar concorrendo em pé de igualdade por vaga de emprego, não tem preço. Com certeza todos nós aqui poderemos competir de forma igualitária. Agora nós temos qualificação. Demos o primeiro passo. Agora nós podemos concorrer , lutar e correr atrás”, declarou.

Espaço IdeAção

Já o Espaço IdeAção é um Programa da Prefeitura Municipal que tem como objetivo possibilitar aos participantes que já passaram pelas oficinas do Acessuas Trabalho, um local de qualificação profissional, garantindo a aprendizagem por meio da teoria x prática, visando o empoderamento e preparação para o Mundo do Trabalho.

Este ano, o IdeAção, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), integrante do Sistema S, certificou 90 pessoas nos seguintes cursos: Mecânico Montador, Soldador, Montagem de Produção, Operação De Empilhadeira, Montagem de Acabamento e Informática Básica.

Carlos Eduardo, Gerente do SENAI, parabenizou a conquista dos participantes: “Esse conhecimento é de vocês. Ninguém pode tirar isso. Nosso maior desejo é que cada um de vocês consiga entrar na área a qual vocês foram qualificados”

Representando o Prefeito, o Vereador Amaro Oliveira, líder do Governo Municipal na Câmara, elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, especialmente sua acessibilidade à população. Na ocasião, o parlamentar também parabenizou aos presentes pela conquista:

“O mercado de trabalho se torna mais competitivo a cada ano que passa. Vocês, que são pretensos candidatos a assumir uma vaga de trabalho e se preocupam em ter uma qualificação certamente terão uma vantagem no mercado. Sabemos há concorrência, mas com qualificação, vocês estão a um passo à frente.

Cursos CRAS

Durante a solenidade, também foram entregues 20 certificados de cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), também do Sistema S.

Durante a cerimônia, a Titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, agradeceu a parceria com o Sistema S e ressaltou que o trabalho de orientação e acompanhamento ao mercado de trabalho continua, além da oferta de novas oficinas do Acessuas Trabalho para fevereiro de 2019.

“A Assistência Social não se resume simplesmente na oferta do curso. Toda nossa equipe está à disposição de vocês para ajudar no processo de segmento para o mercado de trabalho. Dispomos de um computador e orientação para preenchimento de currículo e um técnico para encaminhamento ao SINE (Sistema Nacional de Emprego). Vocês não pararam por aqui”, concluiu a Secretária.