Praia Acessível inicia programação de verão

Até o dia 20 de março, o projeto "Praia Acessível" passará a funcionar todos os dias em Guriri, cuja abertura da programação especial de verão ocorreu na manhã deste sábado, (22), no balneário, com a presença do Prefeito Daniel Santana, da Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, visitantes e demais integrantes de instituições ligadas à assistência social.

“Praia Acessível” é um projeto realizado pela Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como objetivo garantir acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que frequentarem o balneário de Guriri, por meio do uso de cadeiras de rodas anfíbias, próprias para banho.

Segundo Marinalva Broedel, Titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi disponibilizado no projeto uma equipe multidisciplinar, composta por guarda-vidas, profissionais de educação física, além de técnicos de referência para atendimento da população assistida pelo “Praia Acessível”, como deficientes e idosos com dificuldade de locomoção.

“Nossa intenção com essa iniciativa é proporcionar a essas pessoas, que muitas vezes estão em situação de isolamento ou em casa, a oportunidade de um momento de lazer, garantindo condições de chegarem até a praia e a gente vem oferecendo isso através do ‘Praia Acessível’. Nós estamos aqui com uma equipe completa para dar a eles o melhor atendimento possível, trazendo junto o aprimoramento desse trabalho, para agregar o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário diante desse projeto”, conclui.

Beneficiários do projeto elogiam iniciativa

O aposentado Robson da Silva Olivera foi uma das 11 pessoas atendidas pelo projeto na parte da manhã. Ele não entrava no mar há dez anos e ficou satisfeito com a experiência. “Esse projeto é ótimo não só para mim, mas para todos os cadeirantes, o qual somos em um número expressivo. Com essa acessibilidade, nós temos o privilégio de entrar no mar”, destacou.

Graças ao projeto, Gisele Barros pôde levar pela primeira vez na praia a filha de 16 anos Thuanny Barros, que tem hidrocefalia e paralisia cerebral. “Eu achei esse projeto bem interessante e muito importante para nós, que somos pais e mães de uma criança especial e temos dificuldade para a locomoção dos nossos filhos na praia. Eu achei muito bacana e agora vou trazer minha filha aqui mais vezes”, declarou.

O Prefeito Daniel Santana esteve acompanhando a abertura do projeto e destacou a importância da inciativa da inclusão social no lazer.

“A Secretaria de Assistência Social está de parabéns e junto com a Prefeitura estamos conseguindo proporcionar esses belos momentos aos que não possuíam condição para irem à praia, espaço do qual estavam praticamente excluídas e agora podem frequentar um espaço que também é delas, para se divertir num balneário tão lindo como é o de Guriri.

Programação:

Confira os horários do Projeto Praia Acessível até o dia 20 de março:

Dias e horários de funcionamento até o dia 20 de março de 2019

Segunda a Quinta: de 08h às 13h

Sexta a Domingo: de 08h às 16h

Confira algumas fotos do evento clicando aqui.