PREFEITURA FORMA FORÇA-TAREFA PARA COMBATER EROSÃO EM BARRA NOVA

Na tarde desta quinta-feira (21) equipes da Prefeitura estiveram em Barra Nova para uma vistoria técnica, avaliando os impactos ambientais da erosão no balneário em decorrência da maré alta, além de verificar que tipo de intervenção poderá ser feita no local para a resolução do problema. O prefeito Daniel Santana mobilizou as secretarias de Obras, de Defesa Social e Defesa Civil Municipal.

Durante a visita, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou diversas checagens, como o curso da água, os pontos mais críticos atingidos pela orla e impacto sobre vegetação e casas. “Nós estamos fazendo um levantamento para saber de que forma a água está avançando e estudar para fazer uma intervenção. Iremos comunicar ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) a intervenção que será feita em Barra Nova, que será de acordo com a instrução normativa do órgão. Essa é uma medida emergencial em virtude da situação requerer medidas imediatas.” – frisou a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiani Rampinelli

O prefeito Daniel Santana também adiantou que tem agenda com o governador Renato Casagrande nesta sexta-feira e irá solicitar o apoio do Estado. Na próxima semana o chefe do Executivo estará em Brasília e também irá acionar o Ministério do Meio Ambiente.

AÇÃO IMEDIATA

A Secretaria Municipal de Obras está no local trabalhando com maquinário, auxiliando os moradores. A Secretaria Municipal de Defesa Social e a Defesa Civil Municipal também estão de prontidão e trabalhando na checagem de residências com possíveis riscos de desabamento, orientação e assistência junto à comunidade. “Como a situação é urgente estamos estuando a possibilidade da realização de uma dragagem com uma nova entrada para o mar, a fim de reduzir a força da água na orla.”, explicou a secretária Christiani Rampinelli.