Prefeitura recebe visita de casal que percorre a América do Sul de bicicleta

Na manhã desta terça-feira, (26), o Prefeito Daniel Santana recebeu em seu gabinete a visita dos cicloativista carioca Cláudio Heleno Rodrigues de Oliveira, que ao chegar a São Mateus completou 52.230 quilômetros percorridos de bicicleta em 10 países da América do Sul.

Desde janeiro, a também ciclista carioca Cristiane do Céu Costa Nunes, pedala junto com Cláudio e ambos realizam um trabalho de conscientização ambiental nas cidades por onde passam.

Além de pedalar pelo Brasil, Cláudio também já esteve no Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru e Chile. Cláudio relata que a ideia de percorrer a América do Sul de bicicleta começou em São Paulo, na época em que trabalhava como socorrista mecânico .

“Eu fazia meu trajeto até o trabalho de bicicleta, porque de automóvel eu levaria até quatro horas para fazer o mesmo percurso. A partir daí, eu tive essa iniciativa e pensei que, se eu posso andar de bicicleta pela cidade, também posso ir de um país a outro e passar a mensagem para as pessoas de que elas podem optar pela mobilidade sustentável”, declara.

O casal chegou em São Mateus na tarde de ontem, (25). De lá, seguem para Guriri, percorrendo o litoral, em direção à Itaúnas com destino ao Maranhão, sempre levando a mensagem da preservação ambiental. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservar um pouco da natureza que nos resta o do uso da bicicleta como transporte alternativo”, conclui.