PROJETO “MPT NA ESCOLA” TEM A PRIMEIRA FORMAÇÃO DE 2019

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de São Mateus, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizou a primeira reunião pedagógica para fortalecer as ações do projeto “MPT na Escola”.

O encontro ocorreu pela parte da manhã e da tarde no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), onde foram apresentadas a retrospectiva do Projeto e Plano de trabalho 2019.

Um dos momentos mais esperados do evento foi o lançamento do Concurso do Projeto MPT na Escola 2019, dirigido, para as unidades escolares do urbano e campo, a estudantes e aos professores e pedagogos que acompanham o concurso. Participam estudantes do 1º aos 9º anos, nas categorias: 1º e 2º anos-desenho/pintura; 3º ano-frase; 4º ano-história em quadrinhos; 5º ano-poema; 6º e 7º anos-memórias e 8º e 9º anos-crônicas. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a produção deve corresponder de acordo com o ano que esteja cursando.

O QUE É O MPT NA ESCOLA

Segundo o regulamento, o Prêmio “MPT na Escola” tem o objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. A partir de debates sobre a temática em sala de aula, estudantes de escolas públicas produzem trabalhos literários, artísticos e culturais que concorrem a premiação.

“O prêmio é uma forma de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e agradecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes”, completa a Coordenadora Municipal Projeto, Elivania Rodrigues. O Início do “MPT na Escola” foi no ano de 2012, com 4 escolas. Em 2019 já estão envolvidas no trabalho todas as Escolas de Ensino Fundamental  I e II.

Segundo a SME os temas ligados aos direitos da criança e do adolescente, especialmente os voltados para erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalho adolescente, são desenvolvidos por todas unidades que oferecem Ensino Fundamental I e II (1º aos 9º anos) e está inserido na proposta pedagógica da escola, sendo desenvolvido de acordo com os currículos.

AÇÕES DO PROJETO
Durante o projeto estão previstas mais quatro formações, em maio, julho, agosto e outubro. De 10 a 15 de junho acontece a Semana de Combate ao Trabalho Infantil que vai mobilizar as escolas e a sociedade mateense. No dia 12 de junho, um Seminário ampliado debate o tema com educadores, sociedade civil e poder público, nesta data também se comemora Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. As atividades e os relatórios do concurso serão entregues pelas escolas participantes em 30 de agosto. A premiação do concurso acontecerá no dia da Culminância do Projeto em 21 de novembro.

PALESTRAS
Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a reunião também trouxe reflexões durante as palestras sobre “A ação 18 de maio Combate à Exploração Sexual - Uma das piores formas de Trabalho Infantil”, com a psicóloga Katriny Elias Cescon e “O fazer pedagógico perante uma identificação da exploração do trabalho infantil”, com o psicólogo Milson Jonatas Borges Ribeiro.