SÃO MATEUS É A MELHOR CIDADE DO ESPÍRITO SANTO PARA FAZER NEGÓCIOS NO AGRO, APONTA REVISTA EXAME

• Em um ano o Município de São Mateus subiu da 69ª para a 20ª posição no ranking das melhores cidades do País para fazer negócios no agro, e já é a primeira colocada no Espírito Santo.

• São Mateus atingiu a marca de 2.637 pontos de IQM - Índice de Qualidade Mercadológica, obtido através de um estudo que se baseia em análise de cidades ou macrorregiões, levanta dados e informações de forma estatística para compor indicadores que, via de regra, avaliam pelo menos três áreas que impactam no planejamento do negócio: demanda, oferta concorrente e infraestrutura e/ou economia da região.

• Para elaboração do Ranking, para a Revista Exame, a Consultoria Urban Systems avaliou mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas, com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações.

• A fotografia foi feita com dados referentes até outubro de 2022, de municípios com mais de 100 mil habitantes e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária.

• PLANEJAMENTO, PARCERIAS E GESTÃO
  • Para o prefeito Daniel Santana a boa notícia é um excelente sinal de que a gestão está fazendo a coisa certa: “Hoje temos várias políticas, como Porteira pra Dentro, Programa de Doação de Mudas (pimenta-do-reino, café, entre outras), entregas de implementos agrícolas, investimento em maquinário, e estamos sempre atentos às demandas das comunidades agrícolas. Nossas parcerias com o Governo do Estado, através do governador Renato Casagrande, com Assembleia Legislativa e com a Bancada Federal vêm permitindo que a gente possa investir cada vez mais na agricultura do Município.”

• A secretária municipal de Agricultura, Paloma Pancieri, observou que um dos fatores que destacam o Agro no Município é a alta produção de pimenta-do-reino, cultura hoje que coloca São Mateus como maior produtor do País, assim como a pimenta-rosa.