Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


CENTRAL DE BENEFÍCIOS EVENTUAIS

  • A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai atender as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza concedendo auxilio alimentação (cestas de alimentos) durante o período de situação de emergência decretado no Município por causa do Coronavírus. Em especial o Benefício Eventual Cesta de Alimentos, serão entregues 50 cestas por dia, totalizando 250 por semana.

  • ENTREGA DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
  • A entrega do auxílio alimentação será feita mediante atendimento prévio, por telefone e via whatsapp. "A orientação da Secretaria de Saúde é não sair de casa sem necessidade e evitar aglomerações como medida preventiva para conter a transmissão do Coronavírus. Por isso, a dispensa do auxílio alimentação será feita somente mediante o atendimento prévio por telefone e whatsapp” - explicou a secretária municipal de Assistência Social.

  • O agendamento é importante para fazer uma triagem e evitar aglomeração e exposição desnecessária de pessoas do grupo de risco. Pessoas que comparecerem à Central de Benefícios Eventuais, sem agendamento, não serão atendidas.


  • A Central também possibilitará a continuidade da oferta dos benefícios auxílio funeral e auxílio natalidade, com atendimento pelo telefone e whatsapp, de segunda a sexta-feira das 08h às 18h.

  • Quem se encaixar neste perfil deve entrar em contato por:
  • ATENDIMENTO POR TELEFONE:
  • (27) 3763-1565 / (27) 99981-9683 / (27) 99759-5601
  • (27) 99704-6706 / (27) 98809-2713

  • ATENDIMENTO POR WHATSAPP:
  • (27) 99704-6706 / (27) 99742-5434 / (27) 98808-2019
  • (27) 99796-8088 / (27) 99868-2422

  • ATENDIMENTOS
  • Os atendimentos estão sendo feitos por técnicos de Serviço Social e Cadastradores que trabalham na Secretaria. Por causa da grande procura, as linhas telefônicas ficaram congestionadas durante um tempo, pois os atendimentos levam cerca de 5 a 10 minutos, onde o técnico preenche no ato do atendimento a ficha de concessão de benefícios eventuais.

  • O agendamento é importante para fazer uma triagem e evitar aglomeração e exposição desnecessária de pessoas do grupo de risco ao Coronavírus. Quem comparecer à Central de Benefícios Eventuais sem agendamento não poderá ser atendido.

  • CRITÉRIOS PARA RECEBER CESTAS DE ALIMENTOS
  • - Ser morador de São Mateus.
  • - Ser maior 18 anos ou mais.
  • - Ter renda per capita entre R$ 0 a RS 178,00 por pessoa.
  • - Famílias que contenham idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, com prioridade inicial para pessoas que: não possuírem renda, possuírem renda de até R$ 89,00 por pessoa, possuírem renda de R$ 89,00 à R$ 178,00 por pessoa.

  • NOSSOS TELEFONES
  • Devido a grande procura, as linhas telefônicas da Central de Benefícios Eventuais, na Secretaria Municipal de Assistência Social, ficaram congestionadas, pois os atendimentos levam cerca de 5 a 10 minutos, onde o técnico preenche no ato do atendimento a ficha de concessão de Benefícios Eventuais. Por determinação do Prefeito Municipal de São Mateus, visando proporcionar um atendimento maior e de qualidade a todos os usuários da política pública de Assistência Social do Município, a Prefeitura disponibilizou mais linhas telefônicas, além do atendimento pelo whatsapp e estendeu o horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 18h.

  • Quem se encaixar neste perfil deve entrar em contato por:
  • ATENDIMENTO POR TELEFONE:
  • (27) 3763-1565 / (27) 99981-9683 / (27) 99759-5601
  • (27) 99704-6706 / (27) 98809-2713

  • ATENDIMENTO POR WHATSAPP:
  • (27) 99704-6706 / (27) 99742-5434 / (27) 98808-2019
  • (27) 99796-8088 / (27) 99868-2422


  • DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:
  • 1 - Quem pode fazer o Cadastro Único durante a pandemia?
  • - Todas as famílias que têm o perfil exigido podem fazer o cadastro. Porém, neste momento de pandemia, estão suspensas todas as suas funcionalidades enquanto for pago o Auxílio Emergencial.

  • 2 - Então se eu atualizar ou fazer novo Cadastro não vai ter nenhuma utilidade?
  • - Não terá nenhuma utilidade.

  • 3 - Quero fazer meu Cadastro Único para receber o Bolsa Família. Vou conseguir?
  • - Não. De acordo Portaria 387 do Ministério da Cidadania, não haverá ações administrativas no Bolsa Família enquanto for pago o Auxílio Emergencial.

  • 4 - Então posso fazer o Cadastro para receber o Auxílio Emergencial?
  • - Não. O Governo Federal está usando a base do Cadastro até o dia 20/03/2020.

  • 5 - Preciso saber o meu número do NIS (Número de Identificação Social). Posso ir no CRAS para saber?
  • - Não é necessário. É só acessar o Meu CadÚnico por meio do link www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico ou baixando o APP (clique aqui). Lá encontra-se o número do NIS e demais dados do Cadastro Único. Você também pode telefonar para o CRAS.

  • 6 - Meu cadastro vence a atualização no mês de junho. Devo fazer nova atualização?
  • - Não há necessidade no momento. O Governo Federal não está considerando datas de atualizações enquanto houver a pandemia. Sendo assim, o usuário não sofrerá nenhum efeito no Cadastro Único ou em benefícios sociais que já estiver inserido.

  • 7 - Fiquei desempregado durante a pandemia. Posso atualizar o meu Cadastro Único?
  • - Segundo Portaria do Governo Federal sim, porém, somente em casos de emprego formal (Carteira de Trabalho assinada, Contrato de Trabalho, etc.).

  • 8 - Preciso fazer meu Cadastro para Tarifa Social de Energia Elétrica, eu consigo?
  • - Se a família estiver nos critérios do programam que são: ter renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou ser beneficiário BPC, e o consumo de energia elétrica em casa ser de até 220KWh ela poderá fazer o Cadastro Único via telefone do CRAS e ter acesso ao programa através da EDP Escelsa.

  • 9 - Recebo BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o INSS pediu meu NIS e não tenho. Posso fazer o Cadastro Único?
  • - Sim, basta telefonar para o seu CRAS de referência com todos os documentos em mãos e realizar o procedimento na segurança do seu lar.

  • 10 - Se eu me enquadrar nestes critérios para atualização ou novo Cadastro eu preciso ir ao CRAS então?
  • - Não. Excepcionalmente, durante o período de pandemia para evitar aglomerações e exposição das famílias e dos servidores que estão nos CRAS, os atendimentos estão sendo por via remota (Whatsapp e telefone), Confira nossos contatos aqui na página ou acessando o link da Secretaria Municipal de Assistência Social (clicando aqui). Em casos que realmente houver necessidade da presença do usuário, será agendado dia e horário para atendimento.

  • PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
  • A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, divulgou no dia 1 de abril de 2020, a lista de beneficiados que foram liberados para o Programa Bolsa Família. Ao todo são 1.532 novos benefícios do Programa Bolsa Família para o Município, beneficiando às famílias que se enquadravam no perfil e aguardavam na fila de espera. Em São Mateus, já havia 7.576 famílias cadastradas e beneficiárias do Bolsa Família. Desse total, 6.044 famílias estariam em condição de extrema pobreza sem o programa, e 1.532 famílias na fila de espera.

  • Acesse (bolsafamilia.saomateus.es.gov.br) e confira a lista dos novos beneficiários e o calendário de pagamento.