Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


SAAE VOLTA A CAPTAR ÁGUA POTÁVEL NO CRICARÉ; CAFFEU CONTINUA ARTICULAÇÕES PARA RESOLVER DE VEZ PROBLEMA DA SALINIZAÇÃO

13/10/2021
  • Às 5h30 desta quarta-feira, após as chuvas dos últimos dias, em nova análise do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a água do Rio Cricaré apresentou 216 PPM (partículas por milhão) de salinidade, quando o recomendável pelas organizações de saúde é de no máximo 250 PPM. Assim, a autarquia voltou a captar a água do Cricaré, contudo, os poços artesianos continuam funcionando a todo vapor para garantir o abastecimento à população. 

  • Por outro lado, o prefeito Caffeu continua as articulações para resolver de vez o problema de abastecimento de água. Além da barragem, cujo projeto já foi garantido pelo governador Renato Casagrande, uma opção estudada é a instalação de um ressalto hidráulico no Rio Cricaré, nas proximidades da Estação de Captação de Água Bruta, o que impediria o avanço da salinização. 

  • “Estamos estudando várias possibilidades, buscando várias opções, pois queremos resolver de vez o problema. O que não pode é a nossa população continuar sofrendo com a água salgada. O nosso adversário é a água salgada” – destacou Caffeu, que visitou na manhã de hoje a Estação de Captação acompanhado do novo diretor-geral do SAAE, Antônio Carlos Luiz de Souza, o Tonico, e o chefe da Estação de Tratamento, Gélson Bernabé.

  • PRESSÃO
  • Toniko observou que a tendência é que o teor de salinização diminua mais, contudo está mantendo os poços artesianos em pleno funcionamento e os caminhões-pipa para que a água tenha pressão para chegar em todas as localidades de São Mateus.

Lista de Fotos