Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • AÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL COLOCA SÃO MATEUS ENTRE OS MUNICÍPIOS MAIS TRANSPARENTES DO BRASIL

AÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL COLOCA SÃO MATEUS ENTRE OS MUNICÍPIOS MAIS TRANSPARENTES DO BRASIL

A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou a lista dos municípios com contas e informações mais transparentes do Brasil. São Mateus aparece entre os municípios mais transparentes do País, com nota 9,28. No Brasil, a média dos municípios é de 6,85 pontos. Em relação aos estados brasileiros, o Espírito Santo voltou a ocupar o 1º lugar em Transparência Pública no País.


DETERMINAÇÃO DO PREFEITO

Desde que assumiu o mandato, uma das prioridades do Prefeito Daniel Santana sempre foi a transparência com as ações do Município. A pontuação positiva é fruto de um trabalho de equipe, liderado pela Controladoria Municipal,  seguindo as diretrizes do chefe do Executivo. O objetivo, agora, é alcançar uma média maior no próximo levantamento. 


PERÍODO DE AVALIAÇÃO

Os quesitos de transparência ativa foram avaliados entre abril e agosto de 2020 e considerou o período de agosto de 2019 a janeiro de 2020 como referência para a verificação das informações publicadas nos sites oficiais e Portais de Transparência. A avaliação da Transparência Passiva ocorreu no intervalo de junho a setembro de 2020. Os dados foram inseridos no sistema entre novembro e dezembro de 2020.


ESCALA BRASIL TRANSPARENTE – AVALIAÇÃO 360º

A Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da Transparência Pública adotada pela CGU. Na EBT houve uma mudança para contemplar não só a Transparência Passiva, mas também a Transparência Ativa (publicação de informações na Internet). 


PROGRESSÃO DO MUNICÍPIO

O Município vem evoluindo no quesito transparência desde o início da gestão 2017-2020 e 2021, saindo do 39° Lugar em 2016 para o 1° lugar em 2018, pela avaliação do TCEES. No ano de 2020, São Mateus ficou em 1° Lugar no portal Transparência Capixaba referente as ações da COVID. Pela Escala Brasil Transparente, realizada pela CGU, o Município, em 2021, alcançou a nota 9,28. 


Na avaliação foram consideradas publicações de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas entre outras.


CONTROLADORIA MUNICIPAL

O trabalho da equipe da Controladoria foi de suma importância para o alcance do resultado obtido, sendo fruto de trabalho realizado com comprometimento da  equipe e de todas as Secretarias. A nota foi gratificante e comemorada por seus membros, indicando que estão no caminho certo no tocante à transparência e estímulo para aperfeiçoamento.

















   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo