COM QUASE 2.500 PROPRIEDADES PRODUTORAS, CAFEICULTURA AQUECE ECONOMIA EM SÃO MATEUS

O período da colheita do café é esperado com entusiasmo por produtores, trabalhadores rurais e comerciantes. No Norte Capixaba gera milhares de empregos e aquece a economia. Em São Mateus a média de produção anual chega a mais de 30 mil toneladas de café conilon, colocando-o entre os cinco maiores produtores do Espírito Santo. No Município a estimativa para a nova safra é aproximadamente 510 mil sacas, com uma área de cerca de 12.800 hectares de plantio.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A cafeicultura em solo mateense é caracterizada por uma zona climática que facilita a atividade e possuiu um bom nível tecnológico, dispondo de maquinário adequado e utilização de técnicas modernas de cultivo como irrigação e estruturas de secagem e beneficiamento.

A Prefeitura de São Mateus vem dando manutenção periódica às estradas rurais do Município, facilitando o escoamento da produção agrícola.

MARCO DO INÍCIO DA COLHEITA
O prefeito de São Mateus, Daniel Santana, participou, no Dia Nacional do Café (24 de maio), do lançamento do 12° Marco do Início da Colheita do Café, acompanhando a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o governador Renato Casagrande e a vice-governadora Jacqueline Moraes. Na ocasião Daniel reivindicou investimentos para a área agrícola do Município mateense, principalmente na Agricultura Familiar.

A CAFEICULTURA NO ESPÍRITO SANTO
A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, desenvolvida em todos os municípios capixabas (exceto Vitória). Gera em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos e está presente em 60 mil das 90 mil propriedades agrícolas do Estado. Ao todo, 73% dos produtores capixabas são de base familiar, com o tamanho médio das propriedades em 8 hectares. Existem 131 mil famílias produtoras capixabas.

O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil - responsável por entre 75% e 78% da produção nacional – e o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção também de arábica. É responsável por 22% da produção brasileira. Atualmente, existem 435 mil hectares em produção no Estado. A atividade cafeeira é responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola capixaba.