Festa do Réveillon reúne cerca de 200 mil pessoas em Guriri

O balneário de Guriri foi o cenário para a celebração da chegada de 2019 em São Mateus. Cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes a, que contou com atrações em dois trios elétricos e queima de fogos no momento da virada. A programação foi uma realização da Prefeitura de São Mateus, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.

As atrações iniciaram por volta das 19h, com a banda Swing Battifun. Logo depois, foi a vez da alegria da banda Planeta Banana. A contagem regressiva contou com a presença especial do Padre Patrick. Na hora da virada, o Prefeito Daniel Santana celebrou ano de 2019 junto à população ao redor do trio elétrico. A madrugada de 1º de janeiro contou com um show pirotécnico na praia com mais de 15 minutos de duração. A festa continuou durante a noite com as apresentações dos artistas da Bahia Jorginho Celles e Law Lima.

Programação de Réveillon agitou o balneário

Desde o dia 28 de dezembro, a Prefeitura de São Mateus, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, organizou uma programação especial de Réveillon no balneário de Guriri. Ao todo, 18 atrações entre artistas locais, regionais e nacionais se apresentaram durante os cinco dias de festividade, que encerrou na tarde desta terça-feira (02) com as presenças da banda Tok, Acsão e Flávio Gomes

Infraestrutura

Para melhor receber o grande fluxo de pessoas que vai ao balneário de Guriri nesse período, a Prefeitura de São Mateus elaborou um plano de ação em diversas frentes envolvendo a maioria as Secretarias Municipais.  Confira as principais ações no balneário durante as festividades de Réveillon e para o verão.

Saúde

De 28 de dezembro a 01 de janeiro, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Guriri funcionaram por 24 horas, garantindo o socorro imediato à população local e aos turistas que porventura necessitem dos serviços de assistência médica nesse período.

Drenagem pluvial e limpeza

Desde o mês de novembro, a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte, vem realizando serviços de limpeza e retirada de entulhos dos bueiros e sumidouros de Guriri. Também já estão em funcionamento duas novas bombas de sucção, reforçando a drenagem pluvial no balneário, que passa a operar com cinco bombas no total em casos de chuvas torrenciais.

Guarda-Vidas

No mês de dezembro, novos Guarda-vidas foram contratados via Processo Seletivo Simplificado realizado pela Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social. Ao todo, 60 guarda-vidas atuarão nos balneários de Guriri, Barra Nova e Urussuquara, durante o período do verão. Os profissionais realizarão tarefas de vigilância e salvamento na orla marítima do Município, além de prestar orientações e informações gerais aos banhistas e turistas.

Praia Acessível

Até o dia 20 de março, o projeto "Praia Acessível", realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social passará a funcionar todos os dias em Guriri. A iniciativa tem como objetivo garantir acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que frequentarem o balneário, por meio do uso de cadeiras de rodas anfíbias, próprias para banho.

Placas Informativas

Por intermédio uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Cultura e Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, a Prefeitura de São Mateus,  instalou 24 placas ao longo da orla da praia de Guriri com o objetivo instruir a população e turistas sobre a proibição de trânsito de pessoas e veículos nas áreas de restinga da praia.