Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • PREFEITURA DE SÃO MATEUS AMPLIA RECURSOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

PREFEITURA DE SÃO MATEUS AMPLIA RECURSOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), aderiu ao programa “Sala de Recursos”, vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O programa está em conformidade com o Programa Escola Acessível, via Sistema PDDE Interativo, que permitirá a distribuição de recursos federais através do Programa Dinheiro Direto na Escola. 


As escolas EMEF Dr. Arnóbio Alves de Holanda, EMEF Professor João Pinto Bandeira e EMEF Dora Arnizaut Silvares, foram contempladas e receberão financiamento para a ampliação de itens de acessibilidade e recursos pedagógicos das suas Salas de Recursos Multifuncionais.


SALA DE RECURSOS

As salas são espaços pedagógicos que oferecem suporte às necessidades específicas dos alunos que são público-alvo da Educação Especial, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvimento de suas habilidades próprias.


Com o recurso direto na conta, as escolas deverão utilizá-lo na aquisição de itens pedagógicos acessíveis, mobiliário específico para a sala de recurso e tecnologia assistiva. Após a elaboração do Plano de Atendimento pela equipe escolar e aprovação pelo MEC, os recursos serão disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com previsão de recebimento no início de 2021. 


INVESTIMENTO DA PARCERIA

A parceria com o Governo Federal tem o investimento total de R$ 84 mil reais, sendo o valor por escola calculado pelo número de estudantes da modalidade da Educação Especial, de cada unidade de ensino. Hoje a Rede Municipal atende 468 estudantes da Educação Especial. 


Para o Secretário Municipal de Educação, José Adilson Vieira, esta ação é de grande importância. "Nosso município tem, ao longo desses quatro anos, ampliado o atendimento educacional especializado, e esta ação viabiliza ainda mais a consolidação de um sistema educacional inclusivo, garantindo a acessibilidade aos alunos com deficiência", finaliza.

















   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo