TODOS EM CASA PELA EDUCAÇÃO

• O PROGRAMA
  • A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Educação, está colocando em prática um projeto para lá de inovador: o Todos em Casa pela Educação, que irá disponibilizar, via internet, material de apoio pedagógico do Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano), em suas modalidades, para a realização de estudos, mesmo que ainda longe da escola. Além de manter a rotina escolar, a iniciativa também tem objetivo de promover a interação familiar.

• MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO
  • [+] Educação Infantil 01/2020
  • [+] Educação Especial 01/2020
  • [+] 1º, 2º e 3º anos 01/2020
  • [+] 4º e 5º anos 01/2020
  • [+] 6º e 7º anos 01/2020
  • [+] 8º e 9º anos 01/2020
  • [+] Educação Infantil 02/2020
  • [+] 1º, 2º e 3º anos 02/2020
  • [+] 4º e 5º anos 02/2020
  • [+] 6º e 7º anos 02/2020
  • [+] 8º e 9º anos 02/2020
  • Obs: As demais atividades estão em fase de finalização pelos técnicos dos setores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.

• O material pedagógico aqui disponibilizado foi produzido por técnicos dos setores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com professores, que vêm se reunindo através de videoconferências realizadas desde o início da pandemia.

• SEMANA DO MEIO AMBIENTE
  • Para debater e refletir sobre a Semana do Meio Ambiente que começa no próximo dia 1º de junho e segue até o dia 05 – Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria também elaborou um material específico com propostas de reflexão sobre o tema.
  • [+] Material Semana do Meio Ambiente

• ACESSO PARA TODOS
  • A determinação do Executivo é garantir o direito de acesso a todos os estudantes da Rede Municipal. Portanto, nas situações de excepcionalidade, o material pedagógico será garantido em formato impresso, por intermédio do diretor escolar.  Essa modalidade contempla os alunos de famílias em condições de vulnerabilidade econômica, que não possuem acesso a Internet, ou residentes no campo, em regiões com difícil acesso.

• PARCERIA COM AS FAMÍLIAS
  • A Secretaria Municipal de Educação, ressalta, entretanto, que essa ação não visa substituir aulas presenciais e também não corresponde ao cumprimento de dias letivos. Representa uma alternativa de manutenção da rotina escolar desses estudantes. Nesse sentido, não tem cunho obrigatório, mas acredita-se que em parceria com a família, promova momentos de interação e por meio de experiências potencializadoras da leitura, escrita e demais conhecimentos científicos.

• Recomendamos aos pais e responsáveis dos estudantes o acompanhamento das atividades previstas nesse período, estimulando a participação e a criação de rotinas de estudos.

• A LUTA É PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA
  • O retorno às aulas ocorrerá assim que as autoridades em Saúde afirmarem que os ambientes coletivos, como as escolas, são lugares seguros para todos. A Secretaria Municipal de Educação informa que o Calendário Letivo do Município será reorganizado de acordo com as orientações vigentes do MEC e conjuntamente com Conselho Municipal de Educação (CME).

• Atravessamos um momento que exige de nós muito compromisso com a manutenção e fortalecimento do processo de escolarização do estudante. A luta é pela preservação da vida! Estejamos todos atentos às medidas que a Prefeitura de São Mateus tem desenvolvido, são ações necessárias para prevenir a pandemia no Município. Contamos com toda a Comunidade Escolar.

PDF(s)