PREFEITURA DE SÃO MATEUS OFERECE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PERMANENTES PARA GARANTIR A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS SAÚDE

• Criado em 2022 com a missão de elevar permanentemente o padrão de qualidade dos serviços que a Saúde Municipal de São Mateus presta aos cidadãos, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde – Nepes completou recentemente um ano coordenando e implementando os mais diversos programas de treinamento e capacitação.

• “Desde sua criação, em março de 2022, o Núcleo vem alinhando todos os serviços de Saúde com o que preconiza o Ministério da Saúde, seguindo e cumprindo as diretrizes do SUS. É uma novidade para o Município, implementada na atual gestão e, sem dúvida, uma grande conquista e um salto evolutivo nos processos de trabalho da Secretaria” – enfatizou o secretário municipal de Saúde, Henrique Folador.

• Enfermeira e coordenadora do Núcleo, Maira Motta Passos, observou que o alvo principal são os profissionais da Atenção Básica, que são treinados nas diversas especialidades oferecidas pela Rede de Saúde Municipal. Contudo, as ações vão muito além: “Quando, por exemplo, enfermeiros e dentistas assumem postos de trabalho, recebem treinamento sobre normas e rotinas da Secretaria Municipal, Regimento Interno das Unidades de Saúde e treinamento para utilização do Prontuário Eletrônico – PEC-SUS” - relata.

• MESMA TEMÁTICA, PÚBLICOS DIVERSOS
  • Maira cita como exemplo que “cada Município tem seu próprio Protocolo dos Enfermeiros e uma de nossas atribuições é dar conhecimento desses procedimentos aos profissionais que entram para a Saúde Municipal de São Mateus.”

• Mas a atuação do Núcleo não se resume apenas aos profissionais: existem programas e ações direcionadas para vários públicos, e um dos exemplos são os alunos da Rede Municipal de Ensino que, recentemente, em parceria com a Secretaria de Educação, estão recebendo informações sobre cuidado e prevenção da dengue.

• A versatilidade é fundamental para o Nepes, que é ferramenta das diversas Vigilâncias de Saúde Municipais e do elenco de mais de 20 diferentes serviços oferecidos pelo Município. “Tudo com o objetivo de nivelar por cima a qualidade dos serviços de Saúde Pública, fundamental para toda a população, e principalmente, seguindo orientação do prefeito Daniel Santana, para os mais necessitados” – destacou Henrique Folador.