O QUE É O COVID-19

• A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, em tradução livre).

• Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus,  com casos inicialmente registrados na China e hoje espalhados por todo o mundo.

• Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe.

• Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças.

• Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

• TRANSMISSÃO
  • As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

• Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

• Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

• Formas de Transmissão
  • A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

• Período de Incubação
  • O período médio de incubação por coronavírus é de 05 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

• Transmissibilidade
  • A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 07 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

• Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

• SINTOMAS
  • Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado.

• Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

• Principais sintomas conhecidos até o momento:
  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  •
  • Se apresentar esses sintomas, procure o seu serviço de saúde de referência. Após o exame pelo profissional de saúde, se for constatado quadro leve, o paciente deve receber o atestado médico e permanecer em casa por 14 dias.

• Os endereços das unidades de saúde estão disponíveis nos sites das prefeituras. O atendimento nos hospitais é de média e alta complexidade. Só são encaminhados aos hospitais pacientes com quadros mais graves.

• Se tiver dúvidas, ligue a para o 136. Esse é o número do atendimento telefônico gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS) e fornece informações e orientações de saúde ao cidadão.

• PREVENÇÃO
  • Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente.

• Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
  • - Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
  • - Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
  • - Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
  • - Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • - Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • - Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • - Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

• PROTEGENDO A SAÚDE MENTAL CONTRA O CORONAVÍRUS
  • O Programa de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Mateus, preparou algumas dicas para ajudar você e sua família no enfrentamento do Coronavírus.

• VALORIZE A VIDA, ESSA CRISE VAI PASSAR!
  • Está precisando conversar, não está se sentindo bem emocionalmente? Ligue 188 ou acesse o site www.cvv.org.br. O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

• www.cvv.org.br
  • facebook.com/cvvoficial
  • instagram.com/cvvoficial
  • twitter.com/CVVoficial
  • youtube.com/CVVdivulgacao

• Valorize a vida, essa crise vai passar! Uma campanha: Secretaria de Saúde de São Mateus.