Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • COMBATE AO TRABALHO INFANTIL: MPT NA ESCOLA PREMIA PARTICIPANTES COM BICICLETAS E NETBOOKS

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL: MPT NA ESCOLA PREMIA PARTICIPANTES COM BICICLETAS E NETBOOKS

10/11/2022
  • A entrega da premiação do concurso literário e artístico MPT na Escola 2022, na quinta-feira (10), foi a culminância do Projeto, que tem ciclo anual. Foram entregues 48 bicicletas aos autores dos melhores trabalhos, abordando os temas “Direitos da criança e do adolescente”, “Erradicação do trabalho infantil” e “Proteção ao trabalhador adolescente”.

  • Os trabalhos inscritos concorreram em cinco categorias, conforme a série cursada:

  • 1º e 2º ano (Desenho/Pintura) com o tema Trabalho Infantil; 3º ano (História em Quadrinhos) com o tema Trabalho Infantil; 4º e 5º ano (Conto e Poesia) com o tema Trabalho Infantil; 6º e 7º ano (Conto e Poesia) com o tema Lei da Aprendizagem; e 8º e 9º ano (Conto e Poesia) com o tema Saúde e Segurança no Trabalho. Alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA e da Educação do Campo também concorreram, de acordo com seu nível/período correspondente ao ano de ensino.

  • No mesmo evento, que aconteceu na quadra coberta do Centro de Convivência, foram premiados ainda os cinco vencedores de outros dois concursos da mesma atividade pedagógica: Frase e Música pelos 10 anos do MPT na Escola, para profissionais da Rede; e Mascote do Projeto, também para alunos, onde cada trabalho vencedor levou um netbook – num total de cinco.

  • PARCERIA QUE DÁ CERTO
  • Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, exceto na condição de aprendiz conforme a Legislação de cada País.

  • Conforme a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Iandra Salviano Araújo Schmitberger, “a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Ministério Público do Trabalho, têm essa parceria para que, juntos, ganhemos forças na realização de ações para a erradicação de todas as formas de exploração do trabalho infantil do nosso Município. São Mateus já é referência Estadual no assunto.”

  • GARANTINDO DIREITOS
  • A secretária municipal de educação, Marília Silveira, destacou os bons resultados do Projeto: “É a Rede Municipal de Educação de São Mateus, de modo didático, focada no processo de ensino/aprendizagem junto com as crianças e as famílias. Trabalho Infantil é crime e todos estamos engajados nessa luta para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.” 

  • A coordenadora do MPT na Escola, Elivânia Rodrigues da Silva, que recebeu de Marília Silveira a notícia que em 2023 estará exclusivamente a serviço do Projeto, elogiou a Gestão Municipal: “Está perfeito, temos toda abertura, autonomia para desenvolver os trabalhos e a principal meta do prefeito Daniel Santana é cuidar de quem mais precisa, e as crianças que são vítimas da exploração são invisíveis, tem gente que finge que não vê, mas ele tem todo esse cuidado para a gente estar olhando para essas crianças.”

  • SUCESSO INTERNACIONAL
  • O Projeto MPT na Escola em São Mateus é sucesso há anos, inclusive fora do País: foi destaque no site do Vaticano como exemplo de política pública para o público infanto-juvenil. Em 2022, Rogger Victor Seconete Araújo, do 7º ano na Escola Rural de Córrego Seco, e Myllena de Oliveira Passarinho, do 4º ano na Escola Unidocente Córrego do Aterro, conquistaram o 1º e o 3º lugares, respectivamente, na Categoria Poesia, na Etapa Estadual do concurso.

Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo