Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


ESCOLAS DO CAMPO: UM DIÁLOGO EM CONSTRUÇÃO

23/08/2019

  • A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira (23) o II Encontro Municipal das Escolas do Campo de São Mateus, com o tema “Práticas Pedagógicas em Escolas do Campo: um diálogo em Construção”. 

  • A atividade teve o apoio do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ceunes/Ufes) e aconteceu pela manhã no Centro de Formação e Capacitação da Agricultura Familiar (Cefocaf), Bairro Litorâneo. Na parte da tarde o encontro seguiu em salas do Ceunes com as apresentações de práticas pedagógicas da Educação do Campo.

  • Característicos em todos os momentos de Formação do Campo, a mística, as memórias e o café coletivo marcaram a primeira parte do evento.

  • A professora Maria Nalva Rodrigues de Araújo Bogo, da Universidade Estadual da Bahia, dialogou com os presentes sobre o tema “Os fundamentos da Educação do Campo e sua relação com a identidade dos povos do campo”, destacando que para se ter a formação humana desejada é preciso investimentos, e que na Educação do Campo esse é um movimento de resistência e reconhecimento.

  • Vivian Cornélio Megna, professora coordenadora do curso de Educação do Campo do Ceunes/Ufes falou da reflexão que todo estudante e professor deve fazer sobre "o que é ser educador e educadora do campo?". E que as respostas constituem nosso desejo de como seremos lembrados no futuro.

  • RECONHECIMENTO
  • As organizações da sociedade civil representadas pelo Comitê de Educação do Campo e pela Via Campesina reconheceram os avanços na Educação do Campo do Município de São Mateus e destacaram a abertura democrática que a atual gestão tem realizado no diálogo junto ao Comitê de Educação do Campo.

  • O secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, agradeceu o reconhecimento e disse que o trabalho da atual gestão está em sintonia com as lutas da Educação do Campo porque acredita na transformação da Educação com o protagonismo dos sujeitos envolvidos.


Lista de Fotos