O 18 DE MAIO EM SÃO MATEUS FOI DIA DE FAZER BARULHO PARA ENFRENTAR UM PROBLEMA SILENCIOSO
O 18 DE MAIO EM SÃO MATEUS FOI DIA DE FAZER BARULHO PARA ENFRENTAR UM PROBLEMA SILENCIOSO
19/05/2022
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, teve passeata, carro de som, apitaço e música em São Mateus. Com faixas, cartazes, bolas coloridas, flores da campanha, banners e farta distribuição de material educativo, a Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio de diversos órgãos públicos e participação de diversas Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), realizou uma ação de conscientização que começou às 9h, em frente ao Mercado Municipal e terminou na Praça Mesquita Neto, com uma apresentação cultural de alunos da APAE.
“O objetivo é a conscientização da população sobre a necessidade de discutir e enfrentar o problema, que acontece silenciosamente, mas é um dos mais graves entraves ao desenvolvimento sadio de meninos e meninas” – observou a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel.
Segundo dados estatísticos disponíveis, de 2018, das secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal, ocorre um estupro de vulnerável a cada quinze minutos no País. Oito em cada dez têm como vítimas meninas de até treze anos.
A ação foi repetida à tarde, em Guriri, saindo da Praça Vinicius Cavaleiro Mileri, com deslocamento, pelas Avenidas Esbertalina Barbosa Damiani e Eurico Rezende, até a Capelinha.
Os eventos, com realização da Prefeitura de São Mateus, através da Proteção Social Especial da Assistência Social, tiveram o apoio e suporte da Guarda Municipal, dos CRAS, Conselho Tutelar, Polícia Militar, além da participação de diversas OSCs, como Casa Lar, Associação Nova Esperança, Elo, APAE e Casa de Acolhimento Cricaré, entre outras.
AÇÃO NAS ESCOLAS
De 23 a 27 de maio, uma equipe da Proteção Social Especial visitará algumas escolas da Rede, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, para palestras de conscientização sobre o assunto, com conteúdo adequado às faixas etárias, noções básicas de como identificar o problema, a quem recorrer, como denunciar e outras orientações, além de distribuição de material educativo.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.