Há muitos anos a estrada de Meleiras vira uma dor de cabeça para os motoristas, especialmente na época das chuvas, mas a Prefeitura está testando uma solução que, não apenas promete acabar com o problema, mas possibilitará futuramente reduzir os custos de manutenção e manter em melhores condições de tráfego todas as estradas vicinais do Município.
A obra, realizada com recursos próprios, está na primeira etapa, que deverá ser concluída em cerca de dois meses, dependendo das condições climáticas, e envolveu diretamente três secretarias: Meio Ambiente, Obras e Agricultura. Como o material utilizado foi doado, o investimento da Prefeitura se resume a maquinário e mão de obra.
O piso do trecho problemático da estrada, entre a Avenida Eurico Rezende, em Guriri, e a divisa com Conceição da Barra, está sendo substituído por um novo preparado de solo composto. Já testada e aprovada em outras localidades do Espírito Santo e do País, a mistura não substitui o asfalto, mas, segundo técnicos, garante a qualidade da rolagem por muito mais tempo que qualquer piso natural, mesmo sob condições climáticas adversas, sendo ideal para utilização em estradas vicinais.
PARCERIA COM A ARCELOR MITTAL
O preparado de solo é composto de argila e Revsol, um coproduto da siderurgia, obtido a partir da escória da aciaria, expandida e estabilizada, fornecido pela siderúrgica Arcelor Mittal. O Revsol é doado aos municípios, desde que esses se enquadrem nos padrões de transparência e qualidade de gestão exigidos pela siderúrgica. Para isso, existe um programa, chamado Novos Caminhos, em que a Prefeitura de São Mateus está inscrito desde 2019.
Através do Programa, a Prefeitura recebeu uma doação inicial de cerca de 3,2 mil toneladas do produto e o acompanhamento técnico da utilização experimental que, na estrada de Meleiras, está sendo feita em duas etapas: um primeiro trecho de 1,5 mil metros e, em seguida, o trecho restante, totalizando cerca de 2,8 mil metros. Uma vez aprovado o piloto, o Município passa definitivamente a fazer parte do Programa e terá direito a uma doação mensal de 3 mil toneladas, para utilizar onde achar necessário.
EXPECTATIVA DE PROBLEMA SOLUCIONADO COM REDUÇÃO DE CUSTOS E RESPEITO AMBIENTAL
A obra agrega benefícios ambientais, pois utiliza um coproduto derivado do processo industrial da Arcelor Mittal Tubarão como substituto de recursos naturais. O desenvolvimento do projeto, para o Secretário Municipal de Meio-Ambiente, Ricardo Louzada, “é uma solução viável e econômica, especialmente para as estradas rurais. Como a maioria delas não se enquadra, a curto prazo, nos programas dos Governos estadual e federal, cabe ao Município mantê-las em condições de trafegabilidade. É um processo que demanda recursos de que, muitas vezes, a Prefeitura não dispõe, o que nos faz ser criativos e buscar novas soluções”, disse.