A Prefeitura de São Mateus está prestes a concluir as obras de restauração e revitalização da Biquinha, patrimônio histórico e fonte de água natural do Município. De acordo com o Setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte, a previsão é que os trabalhos estejam finalizados até o final deste mês de janeiro. A obra é financiada com recursos federais, com contrapartida do Município.
AUMENTO DE PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO
O reservatório da Biquinha foi restaurado, bem como a revitalização de sua edificação. Além disso, foram construídos quatro novos pontos de abastecimento e um novo reservatório, permitindo que a fonte seja utilizada por mais pessoas ao mesmo tempo.
NOVA ÁREA DE CONVIVÊNCIA
A Biquinha passará a ter também uma área de convivência, com iluminação nova, praça com bancos e mesas, uma academia para a terceira idade e um parquinho infantil. Ao redor da área está sendo instalado um gradil, que é etapa final da obra.
SOBRE A BIQUINHA
A Biquinha é um reservatório de água do Município construído em 1880, com um sistema de captação de águas das nascentes localizadas no sopé da encosta do Vale do Rio Cricaré, abaixo dos terrenos da Catedral, para levar água potável, por gravidade, até o Chafariz do Porto.
É um dos pontos turísticos e históricos mais visitados do Município. É a inspiração da máxima “Quem tomar água da Biquinha e comer Moqueca de Judeu, nunca mais sai de São Mateus”.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.