Está interessado em participar da Terapia da Capoeira Adaptada – a Capoterapia? É só procurar qualquer profissional da Estação Cidadania Ayrton Senna ou do CRAS Ayrton Senna e fazer a inscrição. As aulas são uma realização da Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e acontecem na Estação Cidadania, toda terça e quinta-feira, de 8h às 9h.
MAIS SAÚDE E AUTOESTIMA
Já existe uma turma de 15 participantes em atividade, mas a boa aceitação do projeto levou à abertura de inscrições para mais uma turma. A Terapia da Capoeira Adaptada é uma vertente da Capoeira, elaborada para o público da melhor idade e para aqueles que querem ter um estilo de vida mais ativo. Surgiu com a ideia de levar a prática do esporte para esse público e para aqueles que não estão acostumados com atividade física.
“Trabalhamos a parte lúdica da capoeira, usando a musicalidade no resgate de cantigas antigas, a expressão corporal, e explorando o desenvolvimento psicomotor do público atendido. Assim, temos uma ferramenta de prevenção das doenças ocasionadas pelo sedentarismo, gerando benefícios como redução do estresse, melhora na pressão arterial e da qualidade do sono, melhoras e fortalecimento das articulações. A Capoterapia é inclusiva e adota todos que querem uma melhora no seu estilo de vida” – destacou subsecretário de Juventude, Pyu David.
Vale lembrar que praticar exercícios ajuda a combater a depressão, o estresse, a obesidade e vários problemas de saúde – questões que afetam diretamente a autoestima e a confiança de um indivíduo.