Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


PREFEITURA DE SÃO MATEUS FAZ MAIS UMA ETAPA DE ABORDAGENS EM MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

11/03/2020

Na tarde de hoje (11) a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços urbanos, fez mais uma etapa de abordagens em moradores em situação de rua. A ação é realizada toda semana e tem o objetivo de orientar, monitorar, identificar, encaminhar esses moradores para suas famílias e cidades de origem, e até acionar a Polícia Militar quando necessário, para revistas.  


O assassinato da jovem Karen Santos Arruda, ocorrido no Centro de São Mateus e cujo suspeito é um morador de rua, reacendeu o debate sobre essa população, que a cada dia é maior em todas as cidades do País. A Secretaria de Assistência Social esclarece que o trabalho junto ao moradores em situação de rua é feito de forma rotineira – no entanto devido à tragédia, as abordagem estão sendo intensificadas. 


EQUIPE PREPARADA

Somente em 2019 foram feitas 5.222 abordagens, entre atendimentos e encaminhamentos às famílias. Destes, foram concedidas 1.000 passagens para o retorno aos lares de origem. Em janeiro e fevereiro deste ano foram feitas 902 abordagens. A equipe de Abordagem Social é formada por uma assistente social, uma psicóloga, dois profissionais de nível médio, um motorista e um guarda patrimonial


REVISTA SÓ A POLÍCIA PODE FAZER

A lei não permite ações mais aprofundadas das equipes da Assistência Social, como revista. Isso só pode ser feito pela Polícia, pois o Estado é responsável pela segurança, cabendo ao Município o apoio nas abordagens.


Lista de Fotos