Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • PREFEITURA DE SÃO MATEUS FAZ MAIS UMA ETAPA DE ABORDAGENS EM MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

PREFEITURA DE SÃO MATEUS FAZ MAIS UMA ETAPA DE ABORDAGENS EM MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

11/03/2020

Na tarde de hoje (11) a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços urbanos, fez mais uma etapa de abordagens em moradores em situação de rua. A ação é realizada toda semana e tem o objetivo de orientar, monitorar, identificar, encaminhar esses moradores para suas famílias e cidades de origem, e até acionar a Polícia Militar quando necessário, para revistas.  


O assassinato da jovem Karen Santos Arruda, ocorrido no Centro de São Mateus e cujo suspeito é um morador de rua, reacendeu o debate sobre essa população, que a cada dia é maior em todas as cidades do País. A Secretaria de Assistência Social esclarece que o trabalho junto ao moradores em situação de rua é feito de forma rotineira – no entanto devido à tragédia, as abordagem estão sendo intensificadas. 


EQUIPE PREPARADA

Somente em 2019 foram feitas 5.222 abordagens, entre atendimentos e encaminhamentos às famílias. Destes, foram concedidas 1.000 passagens para o retorno aos lares de origem. Em janeiro e fevereiro deste ano foram feitas 902 abordagens. A equipe de Abordagem Social é formada por uma assistente social, uma psicóloga, dois profissionais de nível médio, um motorista e um guarda patrimonial


REVISTA SÓ A POLÍCIA PODE FAZER

A lei não permite ações mais aprofundadas das equipes da Assistência Social, como revista. Isso só pode ser feito pela Polícia, pois o Estado é responsável pela segurança, cabendo ao Município o apoio nas abordagens.


Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo