SÃO MATEUS BRILHA MAIS UMA VEZ NO PROJETO MPT NA ESCOLA 2024
SÃO MATEUS BRILHA MAIS UMA VEZ NO PROJETO MPT NA ESCOLA 2024
28/11/2024
Após o sucesso na premiação estadual do MPT na Escola 2024, São Mateus voltou a se destacar no evento de culminância do projeto, realizado na última quinta-feira (28) no Centro de Vivência do Bairro Carapina. Promovido pela Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), o evento celebrou o talento e dedicação de crianças e adolescentes que participaram do projeto ao longo deste ano.
PREMIAÇÃO E RECONHECIMENTO
Durante a cerimônia, foram reconhecidos os trabalhos excepcionais desenvolvidos por estudantes, assim como o empenho dos profissionais da educação. Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre temas cruciais como o combate ao trabalho infantil, a lei da aprendizagem, e a saúde e segurança na escola e no trabalho, a premiação incluiu a entrega de 121 bicicletas e 40 escaletas aos alunos. Além disso, 100 caixas de som Alexa foram distribuídas aos professores orientadores em reconhecimento ao seu papel fundamental, e 50 relógios smartwatch foram entregues aos pedagogos.
PARTICIPAÇÃO E TEMÁTICAS
O concurso, que já está em sua 13ª edição, contou com a participação de aproximadamente 14.500 alunos de toda a rede municipal. As atividades foram divididas em três grupos, cada um com temas e categorias específicas:
- Grupo 0 (1º, 2º e 3º ano): Tema "Trabalho Infantil", categoria desenho.
- Grupo 1 (4º e 5º ano): Tema "Trabalho Infantil", categorias desenho, conto, música e poesia.
- Grupo 2 (6º e 7º ano): Tema "Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem Profissional", categorias desenho, conto, música e poesia.
- Grupo 3 (8º e 9º ano): Tema "Saúde e Segurança na Escola e no trabalho", categorias desenho, conto, música e poesia.
IMPACTO E IMPORTÂNCIA
O Projeto MPT na Escola tem se mostrado uma poderosa ferramenta de conscientização e formação cidadã entre jovens alunos. Ao abordar questões sociais relevantes de maneira criativa e educativa, o projeto não apenas fomenta o desenvolvimento artístico e intelectual dos estudantes, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e informada.
Ao longo dos anos, a iniciativa tem fortalecido a parceria entre o Ministério Público do Trabalho e as escolas, promovendo um ambiente de aprendizagem que valoriza a cidadania e os direitos humanos. A dedicação e o talento dos participantes de São Mateus são um testemunho do impacto duradouro deste projeto na comunidade.
A cerimônia contou com a presença de diversos representantes ilustres, incluindo a procuradora do Trabalho Polyana França, a secretária municipal de Educação Simone Cassine, o representante do Ministério Público do Trabalho de Vitória, Wendell Luís Táboas, responsável pelas Relações Públicas, além de membros da equipe do Ministério Público do Trabalho de São Mateus e representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, como Luan Miranda de Sousa, Luís Carlos Castro, Ingrid Marcela Gomes Silva, Reginaldo Oliveira Laje e Rhuan da Silva Trajano, além de diretores escolares e familiares de alunos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.