SÃO MATEUS SEDIA TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS DO SUAS DE 16 MUNICÍPIOS
SÃO MATEUS SEDIA TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS DO SUAS DE 16 MUNICÍPIOS
22/11/2023
Por solicitação da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES), São Mateus sediou, nesta terça-feira (21), um treinamento sobre o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (PROCAD-SUAS) no Estado.
No Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, cerca de 60 servidores de 16 Municípios participaram da Ação, que é regionalizada e foi concebida por orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O objetivo foi atualizar e orientar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos Municípios da Região para a implementação das ações do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS), bem como para o uso dos recursos federais transferidos por meio do Programa no exercício de 2023.
O Governo Federal utiliza os dados do Cadastro Único para conceder benefícios e serviços de programas sociais, como: Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família (PBF), entre outros.
Os dados do Cadastro Único também podem ser utilizados para o mapeamento das vulnerabilidades locais, o planejamento das ações e a seleção de beneficiários dos programas sociais geridos pelo Estado ou Município.
FOCO E ATUALIZAÇÃO
Segundo o Governo Federal, o Município de São Mateus já vem realizando as atividades de cadastramento e atualmente (setembro de 2023) tem 35.236 famílias inseridas no Cadastro Único, 27.504 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos, 21.911 famílias com renda até ½ salário mínimo; e 18.911 famílias com renda até ½ salário mínimo com o cadastro atualizado.
A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do Município é de 87,0%, enquanto a média nacional é de 86,6%. A TAC é calculada pela divisão do número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo, multiplicado por cem.
Isso significa que o cadastro no Município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas faz parte do público alvo do Cadastro Único.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.