Black Friday: Procon de São Mateus orienta consumidores

A Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos consumidores, está chegando. Neste ano, a data ocorrerá na próxima sexta-feira, (23). Para que o consumidor mateense possa aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, é importante que fique atento, desde já, aos preços dos produtos.

O intuito da equipe do PROCON é fiscalizar as falsas promoções, a venda de produtos que não estejam em estoque, à falta de informações precisas ao público, entre outras violações à Lei n. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

Confira algumas dicas para aproveitar a Black Friday:

• É importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra dias antes da Black Friday, para comparar a possível variação de preços;
  • Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar pelo impulso e adquirir apenas o que realmente precisa;
  • As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais;
  • Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;
  • Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno.

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá ir pessoalmente na sede do Procon de São Mateus, localizado na Rua Barão dos Aimorés, 90, Centro ou pelos telefones (27) 3763-1069, (27) 3767-8936, 151 ou pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br.