CHUVAS EM JANEIRO JÁ SUPERAM A MÉDIA HISTÓRICA PARA O MÊS EM SÃO MATEUS

• Por Aguilar Alves

• De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com um acumulado de chuvas de 237 mm, janeiro de 2024 já apresenta um índice superior à média histórica para São Mateus, que é de 150 mm, e continua sob alerta, para chuva entre 30 e 60mm ou 50 e 100mm no dia, ventos intensos (60 a 100 km/h), queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas até as 10h de sexta-feira (26).

• A coordenadora da Defesa Civil Municipal, Sinara Rodrigues Temóteo, relata que ainda não foi registrada nenhuma ocorrência grave, “mas o órgão vem realizando atendimentos e vistorias ao longo do dia: os chamados não são muitos, mas continuam chegando, diretamente à Defesa, através dos Bombeiros e pela Secretaria de Assistência Social, especialmente quando se trata de destelhamento ou rachaduras agravadas pela chuva em residências.”

• No total, 36 locais já foram vistoriados, nos Bairros Litorâneo, Jambeiro, Pedra D’água, Village, Bom Sucesso II, Porto, Forno Velho (Cohab) e Região dos Quilômetros.

• PRECAUÇÃO NUNCA É DEMAIS
  • A característica das precipitações que vêm acontecendo durante o mês de janeiro e causando transtornos, são os grandes volumes em pouco espaço de tempo, como os 63 mm registrados em apenas duas horas de chuva na madrugada do domingo passado.

• Essas pancadas de chuva podem vir acompanhadas de raios e ventos fortes, que trazem mais riscos para as pessoas.

• A Defesa Civil recomenda não procurar abrigo debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, bem como evitar usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas ou carregadores.

• Em caso de enxurrada ou similar, é recomendável colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos, evitar permanecer ao ar livre e, principalmente para quem tem residência em locais de risco, se necessário, buscar abrigo em casa de amigos ou parentes.