Comemoração da Semana da Consciência Negra se Encerra Hoje (24/11)

Hoje (24), será o ultimo dia de comemoração da Semana da Consciência Negra. A programação ocorrerá no Sítio Histórico Porto e tem o objetivo de aproximar e conscientizar a sociedade em geral.

Confira abaixo a programação do ultimo dia de comemoração que acontece hoje:

24/11 Sábado:

•  09h às 22h: Feira Afro

•  09h: Panorama Brasil x África - Guine Ribeiro e Ynnamileh integrantes da Irmandade Azkari Bantu-ES

•  14h: Filme

•  16h: Grupo Eternizando o Samba

•  19h30: DJ Nicodemos

•  22h: Banda Kara Karamba

O evento: Com o tema “Conquistas e Avanços na Década dos Afrodescendentes", o evento contou durante toda semana com atrações diversificadas, exposições, oficinas culturais, exibição de filmes, shows, danças, capoeira, Jongo, Reis de Boi, teatro, hip-hop, além da Feira Afro, também produtos produzidos nas comunidades quilombolas. Também fez parte da programação um ciclo de palestras trazendo temas como: juventude negra, afirmação de identidade, autoestima, público LGBT-Negr@s, territórios quilombolas, cultura negra, tecnologia e ascensão da população negra.

A Data: O Dia da Consciência é celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro em alusão à data da morte de Zumbi dos Palmares, considerado um dos grandes líderes da História do Brasil e símbolo da luta contra escravidão.

São Mateus é a única cidade do Espírito Santo contemplada pela Lei 8.790/2007, na qual prevê a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o município no dia 20 de novembro. Em 2017, o Governador Paulo Hartung sancionou a Lei 10.717, que institui a realização da Semana da Consciência Negra na semana do dia 20 de novembro no Espírito Santo.

A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com entidades e movimento negro organizado no Município.