Comunidade de Nova Lima recebe campanha de saúde para diagnóstico de doenças

Na última quinta-feira, (24), a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na comunidade de Nova Lima uma campanha de testagem para HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

A ação foi executada pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Nova Lima e tem como objetivo ampliar o acesso da população ao diagnóstico precoce dessas doenças e ao tratamento na rede básica de saúde.

As campanhas de testagem para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)  e Hepatites Virais ocorrem mensalmente em todo o Município, sendo a próxima agendada  para o dia 16 de março, no bairro Litorâneo das 8h às 16h.

Em Nova Lima, o atendimento à comunidade ocorreu das 16h às 22h e contou com 146 usuários testados para HIV, sífilis, Hepatite B e C, no qual também receberam folders e informativos sobre ISTs e preservativos.

Glauber de Almeida, Coordenador do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, explica que o horário de atendimento em Nova Lima teve de ser diferenciado para se adequar à realidade dos moradores da comunidade:

“por ser uma área predominantemente de atividade rural, foi estabelecido esse horário para contemplar as pessoas que vão cedo trabalhar no campo e retornam para casa por volta das 19h. A realização de testagens para ISTs tem como objetivo realizar um diagnóstico precoce, bem como oportunizar um tratamento em tempo oportuno”, conclui.