Conferência discute políticas públicas para crianças e adolescentes

Durante toda a manhã e tarde desta segunda, (29), adultos, crianças e adolescentes de São Mateus estiveram reunidos para debater a elaboração de políticas públicas que os contemplem na X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento ocorreu na Faculdade Vale do Cricaré (FVC) e foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Mateus (COMDISAM), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com o tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a Conferência teve como objetivo principal mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade, para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

Secretária de Assistência Social ressalta importância da Conferência

A solenidade de abertura ocorreu por volta de 8h30 da manhã, no Mini Auditório da Faculdade FVC e contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel; a representante do Conselho Estadual os Direitos da Criança e do Adolescente (CRIAD) Sônia Amancio; o Presidente do COMDISAM, Amaro de Souza; o Vereador Paulo Chagas; dentre outras autoridades.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, ressaltou a importância da participação das crianças e adolescentes na Conferência “Nosso propósito é trazer propostas para que vocês debatam e vislumbrem as suas necessidades, para que possamos garantir políticas públicas a favor de vocês”.

Membro da comissão organizadora do evento, o adolescente Felipe dos Santos, destacou a importância da participação de todos os presentes.  “Nós precisamos discutir isso junto aos adolescentes para que eles saibam sobre os seus direitos e deveres. Precisamos de adolescentes politizados no país.”

Grupos discutem Eixos Temáticos

A apresentação do tema central da Conferência ficou por conta da integrante da rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente, (Rede AICA), Dilma Maria Ramos Zucolotto.

Nos momentos de debate, os participantes se reuniram em cinco grupos de trabalho no qual discutiram os seguintes eixos temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Ao final da programação, as propostas e deliberações dos grupos foram apresentadas e discutidas entre todos além da eleição dos representantes que irão participar da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorrerá em junho do próximo ano na Grande Vitória.

De acordo com Amaro de Souza, presidente do COMDISAM, “Esse é um momento importante para a nossa sociedade. Estamos diante de um grave quadro social de ameaças e violência contra crianças e adolescentes. É um momento em que devemos refletir as políticas públicas, sugerir propostas e principalmente considerando as diferenças sociais”, concluiu.