CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEBATE SOBRE AS DESIGUALDADES E A GARANTIA DA PROTEÇÃO SOCIAL

• A XIII Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu nesta quarta e quinta-feira (dias 25 e 26), realizada pela Prefeitura de São Mateus , através da Secretaria Municipal de Assistência Social junto com o Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS/SM), teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

• ABERTURA
  • A mesa de honra contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel; o presidente do COMAS/SM, Edercival Mesquita; a representante dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Natália Borges; a representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Mateus (APAE), Maria Aparecida da Silva Britto; a representante da Sociedade Santa Rita de Cassia (Lar dos Velhinhos), Carla Pazini; e a representante da Associação Espirito Santense de Travestis e Transexuais, Flavia Ravache.

• DIFERENÇA NA VIDA DOS USUÁRIOS
  • A secretária Marinalva lembrou do momento de desigualdade pelo qual o país está passando. “Sabemos da diferença que nossos programas fazem na vida dos usuários, e nesse momento pandêmico, em que a fome e a miséria vêm crescendo no Brasil, o Município vem conseguindo atender quem mais precisa. Nesta Conferência queremos debater e encontrar meios para sair desse quadro difícil que estamos vivenciando”, disse Marinalva.

• IMPORTÂNCIA DO SUAS
  • A usuária do SUAS, Natália Borges, destacou a importância das ações para a população. “Minha família sempre foi beneficiada com os programas oferecidos. Eu imagino quantas famílias podem conseguir ajuda, em especial com o auxílio alimentação, principalmente nesse momento de pandemia. Meus filhos já fizeram parte de projetos para os jovens, já fizeram aulas de música, ou seja, isso é muito importante para a comunidade”.

• PALESTRA E INTERAÇÃO
  • O evento ainda contou com a leitura e aprovação do Regimento Interno. O atual conselheiro do Conselho Estadual de Assistência (CEAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social de Vila Velha/ES, Carlos Ajur, também participou on-line, respondendo questionamentos e ministrando palestra com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

• TRANSMISSÃO
  • O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube e Redes Sociais oficiais da Prefeitura de São Mateus pelas Secretarias Municipais de Comunicação e de Ciência e Tecnologia. Confira clicando aqui.