EDUCAÇÃO DO CAMPO PROMOVERÁ FEIRA DE CIÊNCIAS

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Educação do Campo e o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), através do Departamento de Educação e Ciências Humanas se articulam junto às Escolas do Campo da Rede Municipal para realizarem neste ano a Feira de Ciências das Escolas do Campo.

A proposta é que o evento se torne um elo entre o conhecimento científico e as práticas desenvolvidas pelas crianças e adolescentes do campo e reunirá trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental de todas as Escolas do Campo.

No final de março, a professora Débora Schmitt Kavalek, do Ceunes, apresentou aos profissionais da educação e aos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Ceunes/Ufes a proposta da feira, para ela “a popularização da ciência vai contribuir que a população do campo conheça e discuta os resultados, a relevância e o impactos das pesquisas científicas a partir do contexto social do campo.”

Segundo a organização, antes da realização da mostra, oficinas serão realizadas junto aos professores das escolas de ensino fundamental, multisseriadas, comunitárias rurais municipais e de assentamentos por professores colaboradores e estudantes do curso de Licenciatura em Educação do campo. Após as oficinas, os professores juntamente com os graduandos organizarão a Feira de Ciências de cada escola. A proposta da comissão é que os projetos sejam apresentados a toda comunidade e sociedade em geral.

O período previsto para a realização da Feira de Ciências nas escolas do campo, 1ª Etapa do Projeto, ficou para 01 a 12 de julho de 2019, com a 2ª etapa de exposição geral para a data de 1º de agosto, no espaço do CEUNES.