ELEIÇÃO PARA LÍDERES DE TURMAS MOVIMENTA ESCOLA MUNICIPAL

Os estudantes do 4° e 5 ° ano do turno matutino da EMEF Golfinho, ficaram mais engajados na promoção de uma gestão democrática e participativa da escola. É que o projeto Líderes de Futuro, desenvolvido pela professora Thiélly Alves Costa, de Educação Física junto com a pedagoga escolar Cíntia Diamantino, professores regentes das salas e de Filosofia, possibilitou que os estudantes escolhessem seus líderes de sala de forma semelhante a um processo eleitoral, com direito a plataforma de trabalho, campanha e votação. Com a parceira Cartório da 21ª Zona Eleitoral do Município de São Mateus, ao todo participaram 15 candidatos de quatro turmas.

A eleição dos líderes aconteceu nesta quarta-feira, para isso, a votação manual foi secreta em uma cabine e a apuração dos votos, marcada para acontecer amanhã, será fiscalizada pelas próprias crianças.

E não ficou por aí, nos 15 dias que antecederam o dia da eleição, os estudantes-candidatos pegaram firme e fizeram questão de mostrar que estavam dispostos a fazer valer o direito de ser votado, fazendo campanha e apresentando propostas. A candidata Ana Clara Silva Gomes, do 4º ano, disse que ser eleita “Vou fazer uma campanha de higiene, melhorar a organização da sala de aula e diminuir o número de crianças correndo no corredor e pátio para evitar acidentes no recreio", declarou.

"Inicialmente foi uma atividade de auxílio na sala de aula, depois o engajamento dos estudantes foi tanto, que envolveram a aulas de filosofia com debates sobre democracia e noções de liderança", acrescentou Thiélly Alves Costa. Ela também informou que pelas regras da eleição, o segundo mais bem votado se torna o vice-líder.

Marizete Soares Henriques, diretora da escola, destacou o amadurecimento das crianças "Como cidadãos, eles futuramente vão participar desse processo. Para a escola é importante esse amadurecimento, pois eles passaram a colaborar mais na sala de aula e com toda a escola." Marizete também agradeceu ao Cartório Eleitoral a participação no projeto com palestra sobre o voto e a liberação das urnas para o voto manual e eletrônico.

Depois de votarem nos seus líderes, os estudantes puderam participar da votação eletrônica, Vanusa Maria Marques Martins, técnica judiciária do Cartório Eleitoral, conversou com os estudantes, explicou o funcionamento da urna eletrônica e acompanhou a votação.