FARMÁCIA BÁSICA MUNICIPAL AGORA CONTA COM COLETORES PARA DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS

O descarte correto de medicamentos requer cuidados especiais. Pensando nisso, a Prefeitura de São Mateus instalou coletores para a população descartar medicamentos vencidos na Farmácia Básica Municipal. A iniciativa foi para motivar a população a descartar corretamente os medicamentos nos pontos de coleta, com autonomia e praticidade.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde é realizada por meio do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde/Interprofissionalidade), vinculado ao Ministério da Saúde, e em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus (Ufes/Ceunes).

RISCOS AMBIENTAIS

O projeto mostra que o problema do descarte de medicamentos está sendo tratado com responsabilidade pela Prefeitura de São Mateus. É importante contar com o apoio da população para aderir à campanha, assim, mais pontos de coleta serão instalados no Município.

A Secretaria de Saúde alerta sobre os riscos ambientais do descarte incorreto de medicamentos, como no lixo comum, pia, vaso sanitário ou ao serem enterrados. Além dos medicamentos vencidos, a Farmácia Básica Municipal recebe também medicamentos não utilizados e não vencidos.

A coleta dos medicamentos funciona das 7h às 16h na Farmácia Básica Municipal, na Rua Manoel Andrade, 181 – Centro.