PMSM busca solução para demanda de serviços de Medicina Legal no Norte do Estado

Durante a Comissão Intergestores Regional (CIR) Norte, evento ocorrido na manhã da última quinta-feira (13), no auditório do Ministério Público Estadual, que reuniu representantes das secretarias de saúde dos Municípios do Norte do Estado, o Secretário Municipal de Saúde, Henrique Luis Follador, levou aos presentes a questão da demanda de avaliação pericial de corpo de delito dos Municípios da região norte do Estado.

Na ocasião o Secretário explicou que, por não haver Serviço de Medicina Legal no Município, essa tarefa é atualmente realizada por médicos da rede municipal e do pronto atendimento do Hospital Roberto Silvares para suprir as demandas da 2ª Vara de Custódia de São Mateus.

Entretanto, a demanda é alta para ser suprida por esses setores , uma vez que o  médico precisa ser capacitado e remunerado especificamente para exercer tal função.

Diante desse impasse, o Secretário Henrique Luis Follador, compartilhou com os gestores municipais de saúde da Regional Norte a demanda e necessidade da realização desse serviço que se concentra em São Mateus, mas atende a todos as cidade do norte do Estado.

Ao final do debate sobre o assunto, ficou acordado que um Grupo de Trabalho com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Geral Roberto Silvares e demais gestores de saúde da Regional Norte, elaborarão um relatório com os desafios e dificuldades de cada setor ao atender a demanda da realização dos exames de corpo de delito. O documento será encaminhado ao Governo do Estado para que situação seja regularizada.

Certificação do Município

Ainda na reunião da CIR, o Município de São Mateus recebeu a certificação pela participação na I Mostra de Experiências da rede Cuidar na Região de Saúde Norte/ES, no qual a equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou o trabalho com o tema “Organização de Atenção aos Eventos Agudos na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro COHAB no Município”.

A Rede Cuidar é um novo modelo de cuidado à saúde, com equipes formadas por profissionais de saúde de diversas áreas e outros trabalhadores da saúde, baseado na classificação de risco das famílias e da estratificação de risco dos pacientes em alto e muito alto risco, ou seja, depende qual o estado de saúde da pessoa. Uma vez feita a correta avaliação na Unidade Básica, se necessário, o paciente será encaminhado para a consulta especializada e exames.

No relato apresentado na Mostra, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde explicou a metodologia para organização dos pacientes com problemas crônicos como hipertensão e diabetes na USF do bairro COHAB.  O trabalho foi tão bem sucedido pela equipe de Estratégia de Saúde que foi reconhecido por meio da Certificação da Rede Cuidar e replicado nas demais USF’s do Município.