PMSM estimula a inserção no mercado de trabalho através da Assistência Social

Por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem trabalhando na busca da autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, promovendo a integração ao mundo do trabalho.

O CRAS é uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nele, a população tem acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal. É um trabalho motivacional, já que leva os usuários ao despertar pelo interesse laboral, viabilizando informações e orientações na busca da qualificação profissional aos usuários.

O trabalho já vem obtendo resultados junto à população, como é o caso de Idelfonso Serafim Ferreira, de 16 anos, no qual o CRAS Pedra DÁgua, na atuação da Assistente Social Rosangela Berchener, se mobilizou para viabilizar a participação do jovem no processo de inserção no Programa Menor Aprendiz na Empresa Placas do Brasil, tendo sido bem sucedido e aprovado.

Idelfonso é filho de uma família de cinco irmãos, que depende da aposentadoria de salário mínimo do pai. Ele teve a iniciativa de buscar no CRAS uma oportunidade de sair dessa vulnerabilidade social e descobrir que sempre há escolhas.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, destacou que “O trabalho do CRAS visa contribuir para o fortalecimento individual e coletivo de pessoas que se encontram excluídas do mercado formal de trabalho, para o enfrentamento de suas dificuldades de inserção, através de informações e orientações básicas que estimulem a geração de emprego e renda”, afirmou a Secretária.