PMSM homenageia médicos cubanos

Na manhã desta sexta-feira (23), 13 dos 15 médicos cubanos que atuavam em São Mateus por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foram recepcionados pelo Prefeito Daniel Santana, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador e sua equipe. O motivo foi uma confraternização de despedida num café-da-manhã no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura.

O Titular da Secretaria de Saúde, Henrique Follador, explicou aos presentes o objetivo da reunião: “Criamos aqui um ambiente simples e fraterno de acolhimento para essa despedida. Este é um momento de agradecimento, conforto, alegria e partilha”. Durante a homenagem o Prefeito Daniel Santana agradeceu a atuação dos profissionais no Município. “A população vai sentir muito a falta de vocês, pois gostou do trabalho de todos aqui no Município”, declarou.

Na ocasião, alguns médicos cubanos expressaram sua satisfação em trabalhar em São Mateus. Um deles, o cubano Carlos Leonides Trujillo Gonsalez já esteve em 6 missões internacionais como médico. Ele trabalhou em São Mateus por 1 ano e 3 meses em postos nos bairros Bom Sucesso, Litorâneo e Santa Maria. Ele expressou sua satisfação ao trabalhar em São Mateus.

“Queremos agradecer a recepção que tivemos ao vir para cá. Aqui temos médicos que abriram mão de estar com suas famílias para vir a São Mateus ajudar a quem precisa. Todos os médicos saem daqui com a consciência de que ajudou um pouquinho a humanidade. Vocês são pessoas amorosas. Não temos nenhuma queixa de vocês”, declarou o médico.

A médica cubana Annia Garcia Milanes atuou por 1 ano em três meses no Posto de Saúde de Nestor Gomes e também compartilhou com os presentes a sua experiência ao trabalhar no Município, onde relatou que alguns pacientes foram se despedir dela com muita tristeza.

“Eu não sabia o quanto nós éramos queridos pela população de São Mateus, o qual eu agradeço por todo carinho. Também estamos gratos pela atenção recebida pela Prefeitura desde o primeiro momento em que chegamos aqui. Fico grata a todos os profissionais de saúde que trabalharam comigo” relatou.

PMSM: Escala especial de atendimento médico

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus elaborou uma escala especial de atendimento médico por turno para evitar maiores transtornos no atendimento médico à população para que não fique sem atendimento nos bairros onde há vacância dos médicos cubanos.

A medida será adotada até a reposição dos profissionais pelo Programa “Mas Médicos”. O novo Edital foi publicado nesta terça, (20), e prevê o início das atividades  dos novos médicos a partir de 3 de dezembro até a data-limite de 7 de dezembro.

Confira abaixo os bairros e seus respectivos dias de atendimento da escala especial:

Aroeira: Terça e Quinta

Aviação: Terça e Quinta