PMSM realiza Caminhada Ecológica com mais de 200 pessoas em Guriri.

Cerca de 220 pessoas entre turistas e mateenses de diversas faixas etárias estiveram na manhã do último sábado, (05), no balneário de Guriri participando da Caminhada Ecológica. A iniciativa faz parte do Plano de Ação para o Verão 2019, realizada pela Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que consistem em diversas ações com o objetivo de orientar e sensibilizar a população que frequenta o balneário em questões relacionadas à educação ambiental.

O trajeto total da caminhada foi de 4 km , que iniciou por volta das 7h da manhã, no ponto de concentração localizado na Avenida Oceano Atlântico, esquina com Rua Jaguaré, próximo ao final do calçadão, onde as pessoas receberam um kit com boné, camisa e squeeze.

Os participantes seguiram pela praia em direção ao Guriri Beach, onde um ponto de apoio os esperava com distribuição de água. Por volta das 9h da manhã, todos que participaram da caminhada já retornavam em direção à Capelinha de Guriri, onde foram recepcionados com uma mesa de frutas para lanche.

Ivone Maia tem 63 anos e faz parte do Clube da Terceira Idade “Bom Viver”, de Guriri, o qual estava com 15 representantes durante a Caminhada Ecológica. Praticante constante dessa atividade esportiva, ela aprovou a iniciativa: “Foi muito boa essa atividade da Prefeitura. O pessoal estava com um pique grande. Esse tipo programação é ótima para a nossa saúde e também para o turista que está por aqui.”, declara.

Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Christiani Rampinelli, o evento superou expectativas. “O apoio da população e dos turistas foi muito positivo. Estamos aqui com cerca de 220 pessoas que elogiaram muito a nossa iniciativa”, destacou a Secretária.

Ainda de acordo com Christiani Rampinelli, a partir do próximo dia 12 de janeiro até o final do carnaval, a equipe da Campanha “Praia Limpa” estará na todas as manhãs de sábado recolhendo o lixo e orientando à população sobre questões relacionadas à educação ambiental, como evitar a presença de animais domésticos na praia, não trafegar com veículos na orla, conservação da restinga e destinação correta de lixo e resíduos.

“Estamos com uma excelente recepção dos turistas e da população mateense e esperamos que essa semente de conscientização que está sendo plantada por meio da nossa campanha possa render frutos o mais rápido possível”, conclui a Secretária Cristiani Rampinelli.