PREFEITURA COMEÇA A RECUPERAR RESTINGA EM GURIRI

Dentro do projeto de urbanização da Ilha de Guriri, cujas obras já estão em andamento, a Prefeitura se comprometeu a recuperar a restinga da área suprimida para construção da extensão do calçadão. E essa etapa começou ontem, com o plantio de mudas de Ipomoea pes-caprae, uma planta pioneira, típica de dunas e com distribuição pantropical.

A espécie apresenta ramificações que tendem a fixar o pacote arenoso sob a área na qual se estabelece. É utilizada na estabilização e fixação de dunas móveis de areia. A cobertura vegetal desempenha uma função importantíssima para a manutenção de dunas costeiras vegetadas. As plantas barram o sedimento que o vento sopra da praia e, conforme a vegetação nativa desenvolve suas raízes, rizomas e estolões, o pacote arenoso é fixado.

A área suprimida da restinga é de 0,4 hectares, que compreende gramínea e vegetação invasora. Como condicionante, a Prefeitura irá recuperar 1 hectare de restinga. Já foi dado início à recuperação de 1.500 metros quadrados da área.. O trabalho ambiental está sendo feito em parceria pelas secretarias municipal de Meio Ambiente e de Agricultura.