Prefeitura de São Mateus adere ao Programa “Criança Feliz”

Para fortalecer o desenvolvimento integral na primeira infância, a Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está executando o programa federal “Criança Feliz” no Munícipio. A iniciativa visa promover um desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos, incentivando e orientando as famílias por meio de visitas técnicas periódicas.

A equipe conta com 12 visitadores distribuídos nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS),para realizarem as visitas domiciliares. O Programa proporciona o atendimento adequado à gestantes, crianças de zero a três anos, inseridas no Programa Bolsa Família e crianças de zero a seis anos inseridas no Benefício de Prestação Continuada. A adesão das famílias será voluntária, mas é preciso que estejam vinculadas ao CadÚnico (Cadastro Único da Assistência Social).

Em São Mateus, o programa funcionará da seguinte forma: o público prioritário receberá os visitadores, que orientarão sobre o fortalecimento de vínculo entre cuidador e criança, visando o desenvolvimento integral e o fortalecimento das relações familiares.

“É na primeira infância que a criança mais se desenvolve e com o Programa nós iremos proporcionar a melhoria de vida, nos ajudando a conhecer muito mais a dinâmica das famílias no seu ambiente doméstico, no seu território. Além disso, estamos fazendo com que eles tenham mais acesso aos demais serviços das políticas públicas. O investimento na primeira infância contribui para a redução de danos e para um futuro melhor, podendo interromper o ciclo da pobreza intergeracional”, afirma a Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel.