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Prefeitura de São Mateus antecipa plano de atendimento após saída de médicos cubanos

Para evitar maiores transtornos no atendimento médico à população, a Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus agiu rápido na elaboração de um plano de atendimento  enquanto não chegam os novos substitutos dos médicos cubanos, do programa federal Mais Médicos. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (21), pelo Secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador, em entrevista coletiva no Centro Administrativo da PMSM. Ele explicou à imprensa como funcionará o atendimento, lembrando que novos médicos chegam a partir do dia 5 próximo.

São, ao todo, 25 profissionais médicos que atendem em São Mateus pelo Programa. Desses,  15  eram cubanos,  que atendiam no Município por meio do Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.  O Secretário explicou ainda que os médicos cubanos atuavam nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Porém,  o atendimento à população realizado pela ESF continua normalmente. “A ESF não é composta somente pelo médico, mas por toda uma equipe que está  à postos para atender ao usuário, como enfermeiro, técnico de enfermagem,  dentista, auxiliar bucal e agentes de saúde”, esclareceu.

Henrique ainda anunciou que, além da atuação da equipe da ESF, foi elaborada uma escala especial de atendimento médico por turno. Com isto, nos bairros onde há  vacância dos médicos cubanos, a população não ficará sem atendimento.

A medida será adotada até a reposição dos profissionais pelo Programa “Mas Médicos”. O novo Edital foi publicado nesta terça, (20), e prevê o início das atividades  dos novos médicos  a partir de 3 de dezembro até a data-limite de 7 de dezembro.

“A Secretaria de Saúde está buscando mecanismos para dar o atendimento, assistência e cuidados, a fim de causar o menor impacto possível à População Mateense”, informou o Secretário Henrique Luís Follador.

Saúde pede que usuário ajude melhorar atendimento na UPA

Sobre o atendimento de urgência e emergência na UPA de São Mateus, o secretário Henrique Follador voltou a pedir maior atenção da população para melhor uso do serviço disponível. Ele disse que “as pessoas ocupam a Unidade para resolver qualquer problema, até mesmo uma simples dor de cabeça” – ressaltou.

Ele ainda lembrou que a UPA não é uma unidade para atendimento básico, como uma consulta e sim, para atendimentos de média e alta  complexidades. E que, sabendo usar o serviço, quem precisa efetivamente terá o melhor atendimento possível. Follador emitiu Nota explicativa sobre o assunto, a seguir:

Nota

Em julho de 2018, o imóvel da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), passou a ser gerido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde – SESA, conforme publicação no Diário Oficial dos Poderes do Estado no dia 12/07/2018.

Durante a entrevista, o Secretário elucidou questões relativas ao atendimento na UPA, que é considerado de Urgência e Emergência, e que a unidade possui o Sistema de Classificação de Risco, que fará a triagem do paciente segundo as suas queixas ou mal estar identificado pelo profissional que fará a recepção e triagem.

“É necessária a cooperação de todos para que não procurem o Pronto Socorro, para solicitação de atestados médicos, solicitação ou renovação de receitas controladas, troca de pedidos de exames, realização de check-up, troca de sondas, chamada de especialistas ou consultas de rotina (eletivas). Estes casos podem ser resolvidos nas Estratégias de Saúde da Família de sua localidade, na rede básica de saúde”, explicou o Secretário.

Mais informações sobre Acolhimento com Classificação de Risco podem ser obtidas no site www.saude.gov.br

















   
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