1 - Quem pode fazer o Cadastro Único durante a pandemia?- Todas as famílias que têm o perfil exigido podem fazer o cadastro. Porém, neste momento de pandemia, estão suspensas todas as suas funcionalidades enquanto for pago o Auxílio Emergencial.
2 - Então se eu atualizar ou fazer novo Cadastro não vai ter nenhuma utilidade?- Não terá nenhuma utilidade.
3 - Quero fazer meu Cadastro Único para receber o Bolsa Família. Vou conseguir?- Não. De acordo Portaria 387 do Ministério da Cidadania, não haverá ações administrativas no Bolsa Família enquanto for pago o Auxílio Emergencial.
4 - Então posso fazer o Cadastro para receber o Auxílio Emergencial?- Não. O Governo Federal está usando a base do Cadastro até o dia 20/03/2020.
5 - Preciso saber o meu número do NIS (Número de Identificação Social). Posso ir no CRAS para saber?- Não é necessário. É só acessar o Meu CadÚnico por meio do link
www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico ou baixando o
APP (clique aqui). Lá encontra-se o número do NIS e demais dados do Cadastro Único. Você também pode telefonar para o CRAS.
6 - Meu cadastro vence a atualização no mês de junho. Devo fazer nova atualização?- Não há necessidade no momento. O Governo Federal não está considerando datas de atualizações enquanto houver a pandemia. Sendo assim, o usuário não sofrerá nenhum efeito no Cadastro Único ou em benefícios sociais que já estiver inserido.
7 - Fiquei desempregado durante a pandemia. Posso atualizar o meu Cadastro Único?- Segundo Portaria do Governo Federal sim, porém, somente em casos de emprego formal (Carteira de Trabalho assinada, Contrato de Trabalho, etc.).
8 - Preciso fazer meu Cadastro para Tarifa Social de Energia Elétrica, eu consigo?- Se a família estiver nos critérios do programam que são: ter renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou ser beneficiário BPC, e o consumo de energia elétrica em casa ser de até 220KWh ela poderá fazer o Cadastro Único via telefone do CRAS e ter acesso ao programa através da EDP Escelsa.
9 - Recebo BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o INSS pediu meu NIS e não tenho. Posso fazer o Cadastro Único?- Sim, basta telefonar para o seu CRAS de referência com todos os documentos em mãos e realizar o procedimento na segurança do seu lar.
10 - Se eu me enquadrar nestes critérios para atualização ou novo Cadastro eu preciso ir ao CRAS então?- Não. Excepcionalmente, durante o período de pandemia para evitar aglomerações e exposição das famílias e dos servidores que estão nos CRAS, os atendimentos estão sendo por via remota (Whatsapp e telefone), Confira nossos contatos aqui na página ou acessando o link da
Secretaria Municipal de Assistência Social (clicando aqui). Em casos que realmente houver necessidade da presença do usuário, será agendado dia e horário para atendimento.