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PREFEITURA DE SÃO MATEUS RESPONDE AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE CADASTRO ÚNICO E AUXÍLIO EMERGENCIAL


  • 1 - Quem pode fazer o Cadastro Único durante a pandemia?
    - Todas as famílias que têm o perfil exigido podem fazer o cadastro. Porém, neste momento de pandemia, estão suspensas todas as suas funcionalidades enquanto for pago o Auxílio Emergencial.

    2 - Então se eu atualizar ou fazer novo Cadastro não vai ter nenhuma utilidade?
    - Não terá nenhuma utilidade.

    3 - Quero fazer meu Cadastro Único para receber o Bolsa Família. Vou conseguir?
    - Não. De acordo Portaria 387 do Ministério da Cidadania, não haverá ações administrativas no Bolsa Família enquanto for pago o Auxílio Emergencial.

    4 - Então posso fazer o Cadastro para receber o Auxílio Emergencial?
    - Não. O Governo Federal está usando a base do Cadastro até o dia 20/03/2020.

    5 - Preciso saber o meu número do NIS (Número de Identificação Social). Posso ir no CRAS para saber?
    - Não é necessário. É só acessar o Meu CadÚnico por meio do link www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico ou baixando o APP (clique aqui). Lá encontra-se o número do NIS e demais dados do Cadastro Único. Você também pode telefonar para o CRAS.

    6 - Meu cadastro vence a atualização no mês de junho. Devo fazer nova atualização?
    - Não há necessidade no momento. O Governo Federal não está considerando datas de atualizações enquanto houver a pandemia. Sendo assim, o usuário não sofrerá nenhum efeito no Cadastro Único ou em benefícios sociais que já estiver inserido.

    7 - Fiquei desempregado durante a pandemia. Posso atualizar o meu Cadastro Único?
    - Segundo Portaria do Governo Federal sim, porém, somente em casos de emprego formal (Carteira de Trabalho assinada, Contrato de Trabalho, etc.).

    8 - Preciso fazer meu Cadastro para Tarifa Social de Energia Elétrica, eu consigo?
    - Se a família estiver nos critérios do programam que são: ter renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou ser beneficiário BPC, e o consumo de energia elétrica em casa ser de até 220KWh ela poderá fazer o Cadastro Único via telefone do CRAS e ter acesso ao programa através da EDP Escelsa.

    9 - Recebo BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o INSS pediu meu NIS e não tenho. Posso fazer o Cadastro Único?
    - Sim, basta telefonar para o seu CRAS de referência com todos os documentos em mãos e realizar o procedimento na segurança do seu lar.

    10 - Se eu me enquadrar nestes critérios para atualização ou novo Cadastro eu preciso ir ao CRAS então?
    - Não. Excepcionalmente, durante o período de pandemia para evitar aglomerações e exposição das famílias e dos servidores que estão nos CRAS, os atendimentos estão sendo por via remota (Whatsapp e telefone), Confira nossos contatos aqui na página ou acessando o link da Secretaria Municipal de Assistência Social (clicando aqui). Em casos que realmente houver necessidade da presença do usuário, será agendado dia e horário para atendimento.

  • QUEM SE ENCAIXAR NESTE PERFIL DEVE ENTRAR EM CONTATO POR:
  • CRAS PORTO:
  • Telefones: (27) 3763-2475 / (27) 99761-6169
  • E-mail: crasporto-sm@hotmail.com

  • CRAS AYRTON SENNA:
  • Telefones: (27) 3773-5682 / (27) 99941-3424
  • E-mail: crasbonsucesso-sm@hotmail.com

  • CRAS PEDRA D'ÁGUA:
  • Telefones: (27) 3767-8659 / (27) 9 9897-2907
  • E-mail: craspedradaguasm@gmail.com

  • CRAS GURIRI:
  • Telefones: (27) 3763-2334 / (27) 99517-6744
  • E-mail: crasguriri@hotmail.com

  • CRAS QUILOMBOLA
  • BASE LITORÂNEO
  • Telefones: (28) 99920-9167 / (27) 99733-7226
  • E-mail: crasquilombolasm@gmail.com
















   
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