Prefeitura define ações para Regularização de Fluxo Escolar em 2019

A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu uma reunião para definir as ações do Programa de Regularização de Fluxo Escolar (Prefes), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal.  O programa atende uma modalidade de ensino que busca corrigir a defasagem entre a idade e o ano escolar que o estudante deveria estar cursando.

Em 2018, dos 204 estudantes matriculados, a SME obteve o resultado final de 140 estudantes encaminhados para o seguimento B (8º e 9º anos) e mais 40 promoções para o 7º ano.

A SME acompanha a distorção idade/série oferecendo essa modalidade de ensino “é um desafio que precisa ser vencido, pois ele se agrava pela repetência e a evasão escolar. Em muitos casos sabemos que essa distorção idade/ano pode ocasionar, além de outros prejuízos, baixa na autoestima de nossos estudantes”, esclarece Ângela Ferreira que coordena o Prefes no Município, caracterizando esse projeto oferecido pela Rede utiliza-se de recursos pedagógicos diferenciados da escola regular com o objetivo de proceder à inclusão social, pelo acesso e permanência na escola, oportunizando a conclusão do ensino fundamental aos estudantes.

“Este ano, 140 estudantes que estavam no seguimento A (6º e 7º anos) seguem para o seguimento B (8º e 9º anos) e iniciaremos quatro novas turmas para o seguimento A com aproximadamente 80 estudantes, que funcionarão na unidades de ensino municipais EMEF Prof. João Pinto Bandeira, EMEF Dora Arnizaut Silvares, EMEF Córrego do Milanez e na EMEF Bom Sucesso.”, detalha Ângela Ferreira.

Durante o encontro, a equipe definiu a organização dos materiais pedagógicos de apoio de estudos e a distribuição dos mesmos, neste ano a equipe pretende também utilizar uma ficha de acompanhamento do material que vai ajudar na avaliação do mesmo.

“A reunião debateu questões pedagógicas que permeiam o universo do Prefes, discutimos a disposição das salas e vamos organizar os materiais pedagógicos de forma mais interdisciplinar possível”, completa Joel Junior, coordenador do Fundamental II.