PREFEITURA E POLÍCIA AMBIENTAL INSPECIONAM FAZENDA QUE VEM CAUSANDO FORTE ODOR EM SÃO MATEUS

O problema, causado pelo adubo utilizado, está sendo resolvido.

Fiscais da Prefeitura de São Mateus, Vigilância Sanitária e Polícia Ambiental realizaram vistoria na tarde desta quinta-feira (25/04) em uma propriedade situada no entorno do Bairro São Benedito (Rodocon), depois de receberem diversas denúncias dando conta de que é de lá a origem do forte odor que vem incomodando moradores de diversos bairros. O responsável pela propriedade recebeu notificações das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras, Infraestrutura e Transportes e se comprometeu em resolver o problema de forma urgente.

Foi constado que a causa do forte odor é o adubo utilizado, composto com fezes de galinha. A secretaria de Meio Ambiente notificou a propriedade por estar realizando atividades que são poluidoras da atmosfera, consequência causada por uso de adubos orgânicos (in natura). Esses, por sua vez, usados da maneira inadequada, podem ser poluentes atmosféricos com características que possam tornar o ar nocivo, impróprio ou ofensivo à saúde, segundo a Lei Municipal - 637/2007, artigo 139, incisos I, II, III e IV.

INTERRUPÇÃO DAS ATIVIDADES

A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Transporte notificou o responsável pela propriedade para interromper as atividades causadoras do mal cheiro.

Já a Vigilância Sanitária constatou que a denúncia que foi recebida no órgão não era procedente, pois a propriedade não era uma fábrica e sim uma fazenda de plantio.

INSPEÇÃO DA PROPRIEDADE

O gerente da propriedade levou as equipes para uma inspeção no local onde estava o adubo orgânico. Esclareceu que houve um erro da parte da revendedora do produto e que não comprará mais esse tipo de adubo. “Se eu soubesse que iria causar essa confusão, não teria comprado. Agora temos que esperar alguns dias ainda para que a terra pare de exalar esse cheiro forte. Mas não voltarei a comprar esse tipo de adubo novamente. Peço desculpas para a população” – disse o produtor rural e gerente da propriedade.